Ouvindo...

Roubada há 77 anos, imagem de São José de Botas retorna a igreja Nossa Senhora da Conceição, em Sabará

Peça sumiu em 1947 e estava sendo vendida em um site leilões, mas foi entregue ao MPMG pela campanha ‘Boa Fé'

No Dia de Nossa Senhora da Conceição (9), data celebrada na igreja que recebe o nome da santa em Sabará, o templo cristão recebeu de volta a imagem de São José de Botas, roubada há 77 anos. A peça foi recuperada pelo Ministério Público de Minas Gerais.

A data que já é marcada por festa, ficou ainda mais animada com a cerimônia de retorno da imagem que estava perdida. "É com muita alegria que vemos a igreja lotada não só para celebrar o dia da padroeira, mas também para receber a imagem de São de José de Botas, que ficará na sala mortuária, local de onde ela nunca deveria ter saído”, afirmou o coordenador de Patrimônio Cultual do MPMG, Marcelo de Azevedo Maffra.

A peça sumiu em 1947 e estava sendo vendida em um site leilões, mas foi entregue ao MPMG pela campanha ‘Boa Fé'. Nela, há o estímulo para que colecionadores, negociantes, adquirentes e herdeiros devolvam de forma espontânea obras de arte e antiguidades que pertencem ao patrimônio cultural de Minas.

Leia também

Paula Carolina Novais de Miranda, a historiadora que periciou e identificou a imagem detalhou como aconteceu o trabalho de reconhecimento. “Recebemos uma denúncia de que a peça estava sendo leiloada e, pela internet, fizemos uma análise preliminar. Depois, utilizamos todas as informações que temos. Nesse contexto, fizemos uma breve descrição com as informações que constavam no site de leilões”, explicou.

Para o padre responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Eribaldo dos Santos, a identidade do povo mineiro é muito ligada a religiosidade e, por isso, o roubo dessas imagens é um dano à memória popular. “Subtrair imagens sacras é roubar parte da nossa identidade. O retorno possibilita manter vivas as nossas raízes. Não existe vida na árvore sem raiz. Ela não fica de pé. Um povo sem raiz, não consegue ficar de pé".


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais