Ouvindo...

Made in Minas Gerais volta à Savassi com ‘Super Queijos’, muita gastronomia e atrações musicais

Evento que destaca a gastronomia das regiões do estado e homenageia a “Rota do Queijo de Minas”

Evento acontece na Praça da Savassi no domingo, 15 de junho, das 11h às 19h

Está chegando a 5ª edição “Made in Minas Gerais”, evento que destaca a gastronomia das regiões do estado e homenageia a “Rota do Queijo de Minas”, reunindo produtores de queijo da Canastra, Mantiqueira de Minas, Diamantina, Araxá e Entre Serras da Piedade ao Caraça.

O evento acontece na Praça da Savassi no domingo, 15 de junho, das 11h às 19h, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas. A programação diversa reúne chefs e restaurantes de várias regiões do estado, shows de música, produtos mineiros e o concurso “Super Queijos”.

“O Made In Minas Gerais é orientado pelos pontos cardiais com a proposta que as pessoas possam viajar por Minas sem sair da Praça da Savassi que é o coração da cidade”, contou Jordane Macedo, idealizador do evento à Itatiaia.

A entrada é gratuita mas é necessário retirar o ingresso no Sympla neste link. O público também pode contribuir voluntariamente com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Adotar.

Gastronomia regional

O público poderá experimentar pratos de várias regiões, são eles: Capitão Leitão (Cristovão Laruça) e Bar do Zezé (Vitor Martins), ambos de Belo Horizonte, ao Centro; Bar do Thom (Thom), de Montes Claros, ao Norte; Dona Lucinha (Marcia Nunes), representando o Serro, e Nosso Marmitex (Mirian Coura), de Rio Piracicaba, a Leste; Porto Capetinga Bar (Daniel Silva), de Santo Hilário - Pimenta, e Ocê tá Bão (Weber Junior), a Oeste; O provençal (Gabriel Gaede), de Tiradentes, e Catorze Cozinha (Matheus Gomes e Pedro Scarpa), de Itanhandu, ao Sul.

O valor dos pratos varia entre R$ 22 e R$ 50. Depois de experimentar o público participará de uma votação, por meio de QR Code, que estará em cada restaurante, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2025. O melhor prato ganhará o “Troféu Dona Lucinha”, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira.

Os pratos podem ser harmonizados com cervejas, cachaças, café e vinhos, por meio de parcerias do Made in Minas Gerais com Krug Bier, Cachaças Prazer de Minas e Século XVIII, Zaro Café e Casa Geraldo, que comercializarão seus produtos. O Pandiprato também estará presente vendendo os panos de prato e itens do Made in Minas Gerais e da Rota do Queijo de Minas.

Homenagem à Rota do Queijo de Minas

O evento homenageia o projeto a Rota do Queijo de Minas, criado em dezembro de 2022 na região da Serra da Canastra é uma plataforma pioneira que une diversas regiões produtoras de queijo em um só lugar. Além das regiões de Araxá, Canastra, Mantiqueira de Minas e o Mercado Central, serão apresentadas as novas rotas: “Entre Serras da Piedade ao Caraça” e “Diamantina”.

Jordane, produtor cultural da Rota do Queijo de Minas

A plataforma Rota do Queijo de Minas busca valorizar os produtores de queijos artesanais, ao promover o turismo rural e permitir articulações de rodadas de negócios e geração de conteúdo para as queijarias. A ideia é levar os sabores e a cultura do queijo mineiro a lugares onde os queijeiros, muitas vezes, não têm fácil acesso, como restaurantes de chefs renomados, mercados e faculdades, de modo a promover o desenvolvimento sustentável e a valorização de seus esforços.

Concurso “Super Queijos”

A grande novidade da edição é o concurso “Super Queijos”. O movimento começou na região da Serra da Canastra, a partir da provocação de Jordane Macedo ao Ivair e Lúcia, do “Queijo do Ivair”, em maio de 2023, para produzir o maior Queijo Minas Artesanal já feito.

A partir desse convite, surgiu a ideia de criar algo maior, indo além de um simples recorde: os “Super Queijos”. A comissão é formada por Jordane Macedo, Ivair e Lúcia, do Queijo do Ivair, Renata De Paoli, do Instituto Curadoria do Queijo (ICQ), e Cassiano Peluso, da Jornadas do Queijo. O projeto cresce de forma colaborativa, com diversas regiões se unindo ao “Super Queijo”, promovendo a valorização, o reconhecimento e a promoção do queijo artesanal e de seus produtores, fortalecendo todo o setor.

Para a essa edição participam do concurso “Super Queijos”:

  • Soberano Mantiqueira, 130 quilos, 13 meses de cura, da Queijaria Dom Carmelo, de Itamonte, na Serra da Mantiqueira de Minas.
  • Canastra Imperial, 36 Quilos, 12 meses de cura, do Queijo do Ivair, de São Roque de Minas, na Serra da Canastra.
  • Caprino da Mantiqueira, 50 quilos, 4 meses de cura, da Queijaria Di Capre, de Itanhandu, na Mantiqueira de Minas.
  • Ouro do Alto São Francisco, 60 quilos,6 meses de cura, da Queijaria Fazenda Buritis, de Lagoa da Prata, no Alto São Francisco.

Os queijos serão avaliados por especialistas, autoridades, chefs, jornalistas, influencers e parte do público, que poderá se inscrever para saborear e avaliar. O vencedor, levará o primeiro troféu “Super Queijos”. Depois do concurso, os “Super Queijos” serão partidos e o público também poderá comprar.

Queijo do Ivair

Leia também

SERVIÇO

Made in Minas Gerais

  • Data: 15 de junho de 2025 (domingo)
  • Horário: das 11h às 19h
  • Local: Praça da Savassi - Belo Horizonte (no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas)
  • ENTRADA: GRATUITA, mediante retirada de ingresso pelo Sympla
  • O público também pode contribuir, voluntariamente, com 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Adotar.
  • Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde