Artistas e grupos da cidade poderão inscrever projetos culturais para o
Projetos que envolvam artes visuais e design, moda, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio e teatro, além de propostas multissetoriais, ou seja, que contemplem mais de uma linguagem artística podem ser inscritos. As modalidades incluem ainda os subsetores de Culturas Populares Tradicionais; Culturas Populares Urbanas; Gastronomia e Cultura Alimentar; Moda e Vestuário; e Memória, Arquivo e Museus.
As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma on-line Mapa Cultural BH -
Os editais têm o objetivo de selecionar projetos que valorizem a expressão artística e cultural da cidade. Segundo a administração municipal, uma das premissas do edital é a desconcentração de recursos. Nesse sentido, a pasta da cultura busca selecionar projetos de todas as regiões da cidade. Com isso, cada regional de Belo Horizonte terá assegurado ao menos 3% dos recursos do fundo.
O Edital Multilinguagens concentra grande parte dos recursos do Fundo Municipal de Cultura. Cada empreendedor poderá inscrever um projeto cultural. Este deverá se enquadrar em uma das linguagens contempladas no edital. Entre as medidas previstas no projeto estão a inclusão de pelo menos uma ação de acessibilidade cultural, como audiodescrição, intérprete de libras ou texto em Braille, entre outras opções.
Além disso, o projeto também deverá prever ações de democratização do acesso que colaborem para ampliar o alcance aos bens e serviços culturais gerados pelo projeto. Assim, todas as iniciativas devem prever ainda uma contrapartida sociocultural.
Nesse sentido, encaixam-se ações como a doação dos produtos culturais a Escolas Públicas ou o desenvolvimento de ações em locais remotos ou, ainda, em áreas habitadas por populações urbanas periféricas, entre outras.
A Câmara de Fomento à Cultura Municipal, órgão colegiado deliberativo, ficará responsável pela avaliação e seleção dos projetos. O órgão é composto paritariamente por representantes da administração pública municipal e do setor cultural, eleitos por seus pares.
Segundo a administração municipal, critérios como a consistência do projeto, sua exequibilidade (orçamento, cronograma, capacidade de articulação e mobilização, entre outros), a acessibilidade e democratização do acesso, além do impacto cultural e efeitos multiplicadores (formação de público, descentralização das ações, desconcentração dos recursos e retorno social serão avaliados.
Outro critério será a avaliação de Protagonismo, ou seja, a participação de mulheres, negros, idosos, pessoas com deficiência (PCD), indigenas, ciganos ou LGBT+ como proponentes e também na equipe principal. Para isso, serão levadas em consideração as informações prestadas no ato da inscrição.
Caravana da cultura
Um novo encontro do
A participação é gratuita e não tem necessidade de inscrição. Além do encontro presencial, a pasta da cultura também vai realizar uma edição virtual da Caravana da Cultura, O encontro vai acontecer na próxima quarta-feira (25), das 14h às 16h. O link de acesso poderá ser acessado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Calendário de editais - fomento à cultura - PBH/SMC
- Junho de 2025 - Editais “Multilinguagens” e “BH nas Telas” | Fundo Municipal de Cultura
- Agosto de 2025 - Edital “Descentra” | Fundo Municipal de Cultura
- Setembro de 2025 - Edital “Zona Cultural Praça da Estação” | Fundo Municipal de Cultura
- Outubro de 2025 - início de publicação dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
- Dezembro de 2025 - Edital “Incentivo Fiscal” | LMIC
Serviço:
Edital LMIC Multilinguagens 2025 – Fundo Municipal de Cultura
Inscrições gratuitas: até 3 de julho de 2025
Informações e editais: Portal da PBH - www.pbh.gov.br/fundo2025
Programa Caravanas da Cultura
Orientação e tira-dúvidas sobre o edital Multilinguagem 2025
● Terça-feira (10), 19h: Museu da Moda (Rua da Bahia, 1.149 – Centro)
● Quarta-feira (25), às 14h: virtual (link no Portal da PBH)