Carlos Eduardo Costa dos Anjos, mais conhecido como Kdu dos Anjos, acumula mais de 50 mil seguidores no Instagram abordando temas entorno da cultura de periferia, comportamento e cidade. Artista plural que carrega consigo o desejo pelo novo, Kdu se intitula “filho de uma geração inquieta”.
MC, produtor de moda, poeta, compositor, ator, educador, fundador do Centro Cultural ‘Lá da Favelinha’ e gestor da sua própria carreira, Dos Anjos, de 31 anos, acumular feitos pela cultura Hip-Hop mineira.
Kdu é convidado para uma missão mais que especial: entrevistar a cantora Gabi Amarantos em Belo Horizonte. O
Kdu e Gabi Amarantos em BH
Sobre o bate-papo com Gabi Amarantos, na sexta-feira (06 de junho) Kdu revelou já conhecer a artista, e disse ainda ter muita expectativa em relação ao encontro. “Na época que minha casa venceu o prêmio ela esteve presente, de maneira remota, em curtidas e compartilhamentos para a campanha. Eu estive também, no ano passado, no festival Psica (em Belém do Pará), fazendo a cobertura do evento, e a encontrei. Acho que vai ser uma delícia, essa troca que eu tive com ela lá eu tomei açaí, agora ela vem comer pão de queijo” disse Kdu.
Quando o assunto é o evento ‘Voz’, o apoio de Kdu é nítido. “Esse tipo de evento em Minas é de extrema importância porque além de aproximar as pessoas dos artistas, para além do palco, também fomenta a arte, inspira, cria raiz, sabe?!” afirma o artista.
Kdu conclui revelando que pretende abordar com Gabi questões identitárias para os periféricos de BH. “Periferia é periferia em qualquer lugar. Claro, há diferença de clima, línguas, gírias, mas as raízes do problema que são empurradas pros territórios periféricos, principalmente atacando a nossa cultura, do passinho de BH ao tecnobrega do Norte, são bem parecidas. O evento é de extrema importância e de uma riqueza enorme, uma troca que vai ficar pra história de Belo Horizonte.”
Para assistir ao bate-papo é necessário comprar o ingresso, no valor de R$10,00, pelo site do evento.
Trajetória na cultura
Pelo destaque em empreendedorismo periférico no Brasil, recebeu em 2020, o prêmio ‘Empreendedor Social do Ano’, da Folha de São Paulo, por coordenar a ‘Frente Humanitária’, projeto que custou mais de 5 milhões de reais, e alimentou 270 mil pessoas, além de gerar empregos para mais de 300 moradores do Aglomerado da Serra.
Em 2022, Kdu participou do novo reality show da Netflix Brasil, ‘Ideias à Venda’, comandado pela apresentadora Eliana, representando o ‘Remexe Favelinha’, cooperativa de moda do Aglomerado da Serra, cujo objetivo é fazer roupas a partir de resíduos têxteis.
Em fevereiro de 2023, a residência de Kdu foi assunto ao redor do mundo ao vencer a disputa mais importante no meio da arquitetura. À ‘Casa do Ano’ pelo site da Archdaily, Kdu apresentou o projeto de uma estrutura aconchegante localizada no Aglomerado da Serra. O tema se destacou nos principais veículos de comunicação do Brasil, se tornando pauta, inclusive, na mídia internacional com El País e El Espectador.
Lá da Favelinha
Para Kdu, não existem barreiras para a periferia, e foi no intuito de exportar este conceito, que o artista fundou o projeto ‘Lá da Favelinha’, que tem função social de grande relevância na favela da Serra, em BH.
O centro cultural, obra do ‘Coletivo Levante’, recebe, neste momento, uma homenagem na cidade de Veneza, na Itália. A mostra busca refletir sobre natureza e contemporaneidade, expondo ideias de futuro. “Ver nosso projeto social ocupar um dos maiores palcos da arquitetura mundial é dizer, com todas as letras e tijolos: favela é vanguarda. É pensamento de futuro, é estética, é estrutura.” afirma dos Anjos.
Confira a programação completa do “Voz":
06/06 - Sexta-feira
- 19h30 – Apresentação: A Velha Guarda do Soul
Local: Foyer Rio de Janeiro
Entrada franca mediante lotação do espaço
- 20h30 – Bate-papo: Kdu dos Anjos conversa com Gaby Amarantos
Local: Grande Teatro
Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium
07/06 - Sábado
- 10h30 – Roda de conversa: Corpo território
Convidados: Denizia Kawany Fulkaxó, Paulo Vitor-PV e Aline Aguiar | Mediação: Luiz Antônio Simas
Local: Teatro de Bolso
Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium
- 14h – Roda de conversa: Memórias e Patrimônios Vivos
Convidados: Maurício Tizumba, Beth Coutinho e Anísia Lima | Mediação: Rafael Tcha Tcha
Local: Teatro de Bolso
Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium
- 16h30 – Oficina: Pigmentação da Resistência
Ministrante: Sol Terena
Local: Espaço Jardim
Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz
- 16h30 – Oficina: Coco Corpo Rítmico
Ministrante: Lauriza Anastácio
Local: Foyer Augusto de Lima
Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz
- 16h30 – Oficina de cerâmica
Ministrante: Anísia Lima
Local: Mezanino
Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz
- 19h – Bate-papo: Roger Deff conversa com Xamã
Local: Grande Teatro
Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium
- 20h30 – Apresentação: Bloco Swing Safado
Local: Grande Teatro
Entrada franca mediante lotação do espaço
SERVIÇO - Voz 2025
Data: 6 e 7 de junho
Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte)
Ingressos estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (23/05) na plataforma Sympla e, de quarta a domingo, das 12h às 20h, na bilheteria do Sesc Palladium.
Mais informações pelo site do evento: