Ouvindo...

Multifacetado: Quem é Kdu dos Anjos, artista premiado internacionalmente e personagem do evento ‘Voz’, em BH

Personalidade cultural e plural de Belo Horizonte, Kdu acumula bons feitos pelo Aglomerado da Serra

Kdu dos Anjos é fundador do projeto ‘Lá da Favelinha’ que dá suporte à moradores da periferia de BH

Carlos Eduardo Costa dos Anjos, mais conhecido como Kdu dos Anjos, acumula mais de 50 mil seguidores no Instagram abordando temas entorno da cultura de periferia, comportamento e cidade. Artista plural que carrega consigo o desejo pelo novo, Kdu se intitula “filho de uma geração inquieta”.

MC, produtor de moda, poeta, compositor, ator, educador, fundador do Centro Cultural ‘Lá da Favelinha’ e gestor da sua própria carreira, Dos Anjos, de 31 anos, acumular feitos pela cultura Hip-Hop mineira.

Kdu é convidado para uma missão mais que especial: entrevistar a cantora Gabi Amarantos em Belo Horizonte. O evento ‘Voz’ reúne personalidades nos dias 6 e 7 de junho (sexta e sábado), no Sesc Palladium, para debater temas culturais contemporâneos. Além de Kdu, o evento também apresenta um encontro do MC Roger Deff com o rapper Xamã, em bate-papo sobre a cultura Hip-Hop.

Kdu e Gabi Amarantos em BH

Sobre o bate-papo com Gabi Amarantos, na sexta-feira (06 de junho) Kdu revelou já conhecer a artista, e disse ainda ter muita expectativa em relação ao encontro. “Na época que minha casa venceu o prêmio ela esteve presente, de maneira remota, em curtidas e compartilhamentos para a campanha. Eu estive também, no ano passado, no festival Psica (em Belém do Pará), fazendo a cobertura do evento, e a encontrei. Acho que vai ser uma delícia, essa troca que eu tive com ela lá eu tomei açaí, agora ela vem comer pão de queijo” disse Kdu.

Quando o assunto é o evento ‘Voz’, o apoio de Kdu é nítido. “Esse tipo de evento em Minas é de extrema importância porque além de aproximar as pessoas dos artistas, para além do palco, também fomenta a arte, inspira, cria raiz, sabe?!” afirma o artista.

Kdu conclui revelando que pretende abordar com Gabi questões identitárias para os periféricos de BH. “Periferia é periferia em qualquer lugar. Claro, há diferença de clima, línguas, gírias, mas as raízes do problema que são empurradas pros territórios periféricos, principalmente atacando a nossa cultura, do passinho de BH ao tecnobrega do Norte, são bem parecidas. O evento é de extrema importância e de uma riqueza enorme, uma troca que vai ficar pra história de Belo Horizonte.”

Para assistir ao bate-papo é necessário comprar o ingresso, no valor de R$10,00, pelo site do evento.

Trajetória na cultura

Pelo destaque em empreendedorismo periférico no Brasil, recebeu em 2020, o prêmio ‘Empreendedor Social do Ano’, da Folha de São Paulo, por coordenar a ‘Frente Humanitária’, projeto que custou mais de 5 milhões de reais, e alimentou 270 mil pessoas, além de gerar empregos para mais de 300 moradores do Aglomerado da Serra.

Em 2022, Kdu participou do novo reality show da Netflix Brasil, ‘Ideias à Venda’, comandado pela apresentadora Eliana, representando o ‘Remexe Favelinha’, cooperativa de moda do Aglomerado da Serra, cujo objetivo é fazer roupas a partir de resíduos têxteis.

Em fevereiro de 2023, a residência de Kdu foi assunto ao redor do mundo ao vencer a disputa mais importante no meio da arquitetura. À ‘Casa do Ano’ pelo site da Archdaily, Kdu apresentou o projeto de uma estrutura aconchegante localizada no Aglomerado da Serra. O tema se destacou nos principais veículos de comunicação do Brasil, se tornando pauta, inclusive, na mídia internacional com El País e El Espectador.

Lá da Favelinha

Para Kdu, não existem barreiras para a periferia, e foi no intuito de exportar este conceito, que o artista fundou o projeto ‘Lá da Favelinha’, que tem função social de grande relevância na favela da Serra, em BH.

O centro cultural, obra do ‘Coletivo Levante’, recebe, neste momento, uma homenagem na cidade de Veneza, na Itália. A mostra busca refletir sobre natureza e contemporaneidade, expondo ideias de futuro. “Ver nosso projeto social ocupar um dos maiores palcos da arquitetura mundial é dizer, com todas as letras e tijolos: favela é vanguarda. É pensamento de futuro, é estética, é estrutura.” afirma dos Anjos.

Confira a programação completa do “Voz":

06/06 - Sexta-feira

  • 19h30 – Apresentação: A Velha Guarda do Soul

Local: Foyer Rio de Janeiro

Entrada franca mediante lotação do espaço

  • 20h30 – Bate-papo: Kdu dos Anjos conversa com Gaby Amarantos

Local: Grande Teatro

Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium

07/06 - Sábado

  • 10h30 – Roda de conversa: Corpo território

Convidados: Denizia Kawany Fulkaxó, Paulo Vitor-PV e Aline Aguiar | Mediação: Luiz Antônio Simas

Local: Teatro de Bolso

Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium

  • 14h – Roda de conversa: Memórias e Patrimônios Vivos

Convidados: Maurício Tizumba, Beth Coutinho e Anísia Lima | Mediação: Rafael Tcha Tcha

Local: Teatro de Bolso

Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium

  • 16h30 – Oficina: Pigmentação da Resistência

Ministrante: Sol Terena

Local: Espaço Jardim

Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz

  • 16h30 – Oficina: Coco Corpo Rítmico

Ministrante: Lauriza Anastácio

Local: Foyer Augusto de Lima

Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz

  • 16h30 – Oficina de cerâmica

Ministrante: Anísia Lima

Local: Mezanino

Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz

  • 19h – Bate-papo: Roger Deff conversa com Xamã

Local: Grande Teatro

Retirada de ingressos na Sympla ou na bilheteria do Palladium

  • 20h30 – Apresentação: Bloco Swing Safado

Local: Grande Teatro

Entrada franca mediante lotação do espaço

SERVIÇO - Voz 2025

Data: 6 e 7 de junho

Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte)

Ingressos estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (23/05) na plataforma Sympla e, de quarta a domingo, das 12h às 20h, na bilheteria do Sesc Palladium.

Mais informações pelo site do evento: mais.sescmg.com.br/voz

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.