Ouvindo...

Palácio das Artes abre bastidores de suas instalações para visitação pública

Atividade convida o público a explorar a história do Palácio das Artes, desde sua concepção arquitetônica até as transformações ao longo do tempo

Novo tipo de visita guiada começa a acontecer neste sábado (17)

O Palácio das Artes inaugura um novo tipo de visita guiada neste sábado (17), às 10h. Interessados podem se inscrever quinzenalmente, aos sábados, via e-mail (agendamento.educativofcs@appa.art.br) para participar das Visitas Patrimoniais, conduzidas pelo programa Educativo do Palácio das Artes. A iniciativa faz parte do AMA – Ano Mineiro das Artes da Secult-MG.

A visita inaugural terá início no Hall de Entrada, seguido pelo Grande Teatro Cemig Palácio das Artes e o Cine Humberto Mauro. Os participantes também conhecerão as Galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari’Stella Tristão, a Sala Juvenal Dias e o Teatro João Ceschiatti, encerrando o percurso na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, antes do meio-dia.

Além de apresentar a programação, como a exposição “Lorenzato: Imaginação Criativa”, os mediadores oferecerão contexto histórico e informações sobre as personalidades que nomeiam os espaços.

Esta primeira Visita Patrimonial ocorre durante a 23ª Semana Nacional de Museus, que em 2025 enfatiza o patrimônio imaterial. A atividade convida o público a explorar a história do Palácio das Artes, desde sua concepção arquitetônica até as transformações ao longo do tempo.

Leia também

Embora a FCS já realize visitas, estas são geralmente para grupos agendados, como escolas e instituições, focando nas exposições atuais e adaptadas ao perfil do grupo. Dulcilene Fonseca, coordenadora do Programa Educativo e de Mediação Cultural da FCS, explica que a nova modalidade será aberta ao público geral, com inscrições individuais, visando apresentar o Palácio das Artes como um espaço dinâmico, percorrendo bastidores e áreas funcionais em uso, como montagens e ensaios, tornando cada visita única.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim