Ouvindo...

Viva a Praça Sete: engraxate há 39 anos se orgulha de ter criado três filhos graças à profissão

Anderson Moreira de Araújo, 51 anos, começou como engraxate na capital em 1986

Anderson lembra que quando começou, em 1986, o Centro de BH tinha mais de 150 engraxates

Há quase quatro décadas, Anderson Moreira de Araújo, 51 anos, trabalha como engraxate na região da Praça Sete de Belo Horizonte, em frente ao tradicional Café Nice. Ao longo de 39 anos de labuta, se orgulha de ter conquistado a casa própria, carro e, principalmente, de ter conseguido criar e ‘estudar’ três filhos. Anderson conversou com a Itatiaia nesta sexta-feira (25), primeiro dia programação do Festival Viva a Praça Sete, que terá várias atrações culturais, como show da da cantora Adriana Calcanhoto, que encerra o festival domingo (27), a partir das 18h.

“Tenho um casal de gêmeos de 36 anos e a minha caçula, de 26. Todos formados e casados. Não consegui nada com custo, mas com trabalho e dedicação. A gente faz o que gosta”, disse.

Leia também

‘Viva a Praça Sete': entregador de jornal impresso sobrevive à era digital

Anderson lembra que quando começou, em 1986, o Centro de BH tinha mais de 150 engraxates. “Hoje, se for contar, não tem 50, porque hoje o movimento do Centro está precário”, lamentou.

Leia também

Anderson conta que já engraxou sapatos de muitos políticos, como de ex- presidentes, o ex-governador e atual deputado Aécio Neves. É muita gente. Tem desembargadores e amigos da Receita Federal. É díficil contar”, diz o trabalhador, que cobra R$ 15 pelo serviço.

A primeira edição do festival Viva a Praça Sete promete ocupar as ruas, espaços culturais e de comércio do entorno da praça, símbolo de do Centro da capital mineira . Ao todo, serão mais de 40 atrações e 200 artistas. shows, teatro, dança, circo, performances, mostra de arte urbana estão na programação.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.