Ouvindo...

Academia Mineira de Letras lança livro que reúne cantos indígenas

Evento nesta quinta (3) também terá a exibição de documentário, apresentação musical e palestras com pesquisadores

Cantos indígenas compõem o livro “Nixi Pae - Espírito da Floresta”, que será lançado nesta quinta-feira (3), no auditório da Academia Mineira de Letras, às 19h. A obra é fruto da residência da pesquisadora Maria Inês Almeida no IEAT (UFMG) e integra o projeto “O livro vivo e o caminho do mestre”.

A publicação é resultado de uma extensa pesquisa e oficinas de tradução e apresenta 34 cantos em Hãtxa Kui, escritos por Ibã Huni Kui e traduzidos para português e espanhol. O evento de lançamento contará com uma exibição do documentário homônimo, com uma apresentação musical de Ibã Huni Kui e a participação dos pesquisadores Rômulo Monte Alto e Patrícia Kauark.

Ibã Huni Kui, criador do Movimento dos Artistas Huni Kui (MAHKU), que participou da Bienal de Veneza/2024, motivou-se a aprender e cantar os cantos Nixi Pae com o objetivo de preservar o idioma e a história de seu povo. Ele destaca a importância de recuperar e fortalecer a língua ancestral através do canto, especialmente para as novas gerações.

Leia também

O lançamento do livro integra o II Seminário Unã Baina da Escola Indígena e marca o fim da residência da professora Maria Inês Almeida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. A professora ressalta que o trabalho de tradução se orientou pela poesia que inspirou os mestres dos cantos e destaca a importância da parceria entre a universidade e os mestres indígenas para o enriquecimento da literatura brasileira e o fortalecimento das línguas indígenas.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim
Leia mais