Coincidência ou não, o primeiro caso de gripe aviária em Minas Gerais, ainda bem que trata-se de um vírus menos agressivo, sendo descoberto em ações do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e da doença de Newcastle.
O vírus foi encontrado em Para de Minas, segundo o Ministério da Agricultura em um pato de vida livre, ou seja não foi em nenhuma granja industrial e nem em fundo de quintal. É um pato que vive na natureza.
Quando se fala do vírus da gripe aviária em Pará de Minas, vem o susto! A cidade é grande produtora de frangos em Minas Gerais e seria um desastre para a economia da região e do estado. Porém, os avicultores tomaram todos os cuidados sanitários possíveis com participação efetiva das autoridades locais e estaduais.
Quando passamos pela BR-262, rumo a Belo Horizonte ou no sentido Triângulo Mineiro, é fácil observar a quantidade de galpões próximos a rodovia, de um lado e de outro, onde estão os frangos de corte.
O Ministério da Agricultura informa que o novo subtipo de vírus encontrado, não traz nenhum impedimento para o comércio interno e de exportação brasileira. E não existe risco nenhum para os humanos.
O susto passou rápido e Pará de Minas continua vida absolutamente normal, com um calendário de festas destacando o ParáFolia (carnaval), Cavalgada de Pará de Minas e a Fest Frango que é a Feira Estadual do Frango e do Suíno. A cidade fica no colar metropolitano de Belo Horizonte e tem 100 mil habitantes.
Preço do ovo começa a cair
O ovo virou uma proteína polêmica porque sempre foi alternativa para substituir as carnes em momento de preços altos.
Desde o dia 18 de janeiro o ovo não deu mais sossego ao consumidor, quando custava entre 7 e 8 reais a dúzia e as carnes, principalmente a bovina, haviam atingido um patamar inalcançável para muitos consumidores.
Desde o início da pandemia o ovo também entrou no processo da inflação. Ano passado alcançou preços que começaram a fugir do alcance do consumidor, mas foi em 18 de janeiro que o ovo começou uma escalada histórica.
No mercado atacadista a caixa de 30 dúzias, ovo branco pequeno, o mais popular, custava 97 reais e subiu para 117 reais.
Daí em diante só se ouvia falar que o ovo subiu!!! E de 97 reais alcançou 227 reais na semana passada. A dúzia para o consumidor atingiu a marca de 13, 14 até 15 reais, quando valia em média 8 reais em janeiro. Os ovos de classificação superior chegaram e até superaram 20 reais.
Agora, está havendo um recuo nos preços. De 227 baixando para 197 reais. O ovo branco grande caiu de 237 para 207 reais, branco extra de 240 foi para 210 reais e o vermelho extra de 280 boi para 250 reais.
Ao que tudo indica essa nova tabela de preços não será um alarme falso, porque o outono termina no dia 21 e as galinhas tendem a aumentar o volume de ovos produzidos, porque os dias vão ficando maiores e quanto mais luz, mais ovo no mercado. É a lei da oferta e da procura.
Enquanto isso, as carnes e o feijão estão a vontade na praça e com os preços estáveis a um bom tempo.