Minas Gerais enfrenta sérios problemas de armazenagem e logística para o escoamento de mercadorias, uma situação que piorou nos últimos anos com o aumento da demanda e a necessidade de maior velocidade na entrega. Um diagnóstico da Infra S.A aponta que o estado, único do Sudeste com resultado negativo, tem um déficit mensal de armazenagem de grãos que varia de 2,3 milhões de toneladas até 2,9 milhões de toneladas.
Produtor de Alto do Jequitibá vence Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais
O melhor café mineiro da edição de 2025 do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais foi produzido em Alto do Jequitibá. O produtor João Pedro Emerick Ramos, cuja produção é familiar, atingiu a nota recorde de 93,2 pontos com seu café cereja descascado. A região das Matas de Minas, onde se localiza o vencedor, também garantiu o segundo lugar com o produtor Flávio José Protázio de Abreu.
Comércio mineiro cresce 1,6% de janeiro a outubro e supera média nacional
As vendas do comércio em Minas Gerais acumularam alta de 1,6% de janeiro a outubro de 2025, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, superando a média nacional de 1,5%. Apesar do bom resultado anual, o crescimento em outubro foi de apenas 0,1%, bem abaixo do Brasil (0,5%). O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos se destacou, com alta de 6,2% no acumulado.