Os comerciantes mineiros não estão muito otimistas com o Dia das Crianças neste ano. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) mostrou que o otimismo entre os empresários do segmento é o mais baixo desde 2020 - no auge da pandemia de Covid-19. Agora, entre os principais motivos para o pessimismo estão a queda do comércio e a crise econômica. Para tentar reverter o cenário, eles vão recorrer a promoções, liquidações e propagandas.
Entenda os impactos do livre comércio entre Mercosul e China para o Brasil
O livre comércio entre Mercosul e China pode beneficiar o agronegócio, enquanto a indústria deve ser prejudicada. Além da preocupação já externada pelas próprias lideranças industriais do País, especialistas consultados pelo Diário do Comércio concordam com os temores, mas ponderam a respeito de limites e prazos que ainda serão amplamente discutidos. Há aí um conflito de interesses já que o que é bom para o agronegócio no País, acaba sendo ruim para a indústria. E vice-versa.
Comércio de material de construção apresenta estabilidade em MG
Depois de um primeiro semestre complicado, o varejo de material de construção em Minas Gerais começou a se recuperar na segunda metade do ano. O endividamento alto do consumidor, em especial nos primeiros meses do ano, e a pressão do câmbio foram alguns dos fatores que atrapalharam os negócios da atividade, segundo o sindicato do setor.