Uma semana antes da posse, Castellar Neto tira foto oficial pra galeria do Senado

O advogado assumirá por quatro meses a cadeira de Carlos Viana (Podemos) que é candidato à PBH

Senador Carlos Viana e suplente Castellar Neto

Castellar Guimarães Neto, suplente do senador Carlos Viana (Podemos), tirou nesta quinta-feira (11), a foto oficial para a galeria do Túnel do Tempo do Senado. O advogado, que foi secretário de Governo na Prefeitura de Belo Horizonte, durante a atual gestão, toma posse na próxima quarta-feira (17), às 16h, as vésperas do recesso parlamentar.

Viana vai disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Por um acordo com o grupo de Marcelo Aro (PP), secretário da Casa Civil de Zema, resolveu se licenciar por quatro meses para dar espaço à Castellar Neto. O advogado vai manter a equipe de Viana e levará para a Casa Alta apenas duas pessoas, que são funcionários de sua confiança.

Castellar e Viana se reuniram na última quarta (11) com a equipe do gabinete e acertaram a transição e o funcionamento nos próximos meses. O suplente não vai herdar nenhuma relatoria de Viana, a última era a do Projeto de Lei que regulamenta a Inteligência Artificial no Brasil. O texto já foi entregue, mas ainda não foi votado. O prazo para o funcionamento da comissão temporária pra debater o tema termina no dia 17, Carlos Viana pediu prorrogação para dezembro, depois do período eleitoral.


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...