O Veículo de Teste Orbital X-37B da Força Aérea dos Estados Unidos vai começar a executar uma série de manobras, chamadas aerofrenagem, para mudar sua órbita ao redor da Terra e descartar seus componentes do módulo de serviço. Desde dezembro de 2023, a instituição, apoiada pelo Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea, conduziu experimentos de efeito de radiação e vem testando tecnologias de Conscientização do Domínio Espacial em uma Órbita Altamente Elíptica.
O uso da manobra de aerofrenagem permite que a espaçonave mude de órbita gastando o mínimo de combustível possível. Se a operação for concluída, o X-37B vai retomar seus objetivos de teste e experimentação, até que sejam cumpridos. Depois disso, o veículo sairá da órbita e voltará para a base, como fez durante suas seis missões anteriores.
Esta é a primeira vez que a Força Espacial dos EUA e o X-37B tentam realizar essa manobra, depois de décadas de lições gerais aprendidas pela comunidade científica conduzindo missões à Lua e a Marte.
Leia mais:
Starship faz primeiro voo bem-sucedido e pousa no oceano pela primeira vez Estados Unidos liderou lançamentos de foguetes em 2023
O Chefe de Operações Espaciais, General Chance Saltzman, elogiou a equipe por seus esforços. “Esta manobra pioneira do X-37B é um marco incrivelmente importante para a Força Espacial dos Estados Unidos. Buscamos expandir nossa aptidão e capacidade de atuar neste domínio desafiador”.
*Sob supervisão de Marina Borges