Todo mundo sabe que a educação tem o poder de transformar vidas. Em Minas Gerais, essa ideia ganhou um novo impulsionamento com o Programa Minas Forma, uma iniciativa pioneira do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas). O objetivo é simples, mas poderoso: qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo a elas a chance de conquistar um lugar no mercado de trabalho e, com isso, transformar sua realidade.
Quem pode participar
O Programa Minas Forma é voltado para todos os mineiros, mas com um foco especial em quem mais precisa. Nesta primeira fase, o público prioritário é formado por jovens de 16 a 29 anos (de acordo com a especificidade de cada curso) e mulheres acima dos 40 anos, inscritos no CadÚnico. Além da idade, alguns cursos exigem comprovação de escolaridade ou experiência prévia para garantir o devido aproveitamento do conteúdo ministrado pelos alunos.
Na etapa inicial do programa, os cursos oferecidos são voltados para o setor de Turismo e Cultura, áreas em que Minas Gerais tem grande potencial e que, nos últimos anos, têm mostrado uma demanda crescente por profissionais qualificados. No total, serão 8,1 mil vagas, distribuídas em 356 turmas divididas em 101 municípios de Minas Gerais, em cursos que vão desde técnicas básicas para garçom até marketing digital e formação de barista.
Cursos acessíveis e com bolsa-auxílio
Um dos grandes diferenciais do Minas Forma é a acessibilidade. Além de serem gratuitos, os cursos são práticos e têm uma carga horária que varia de 35 a 100 horas, o que permite que as pessoas possam se qualificar em um curto espaço de tempo. E tem mais: os estudantes que participarem regularmente das aulas recebem uma bolsa-auxílio, que pode variar de R$ 210 a R$ 600, dependendo da duração do curso.
Outro aspecto relevante do programa é que ele vai além do ensino técnico. O Minas Forma também prioriza o desenvolvimento de competências socioemocionais, capacitando os alunos para atuarem com autonomia no mercado de trabalho, promovendo assim a ampliação de oportunidades de emprego e geração de renda.
Como se inscrever
As inscrições para o Minas Forma acontecem por ordem de chegada e abrem 90 dias antes do início de cada turma. O interessado pode se inscrever presencialmente, em uma unidade do Senac ou pontos de apoio nos municípios contemplados, ou ainda online. Para isso, basta apresentar os documentos necessários e escolher o curso que mais se encaixa no seu perfil e interesses.
Para saber quais municípios estão sendo atendidos, os cursos disponíveis nesta primeira fase e se inscrever,