Ouvindo...

Taubaté terá fábrica de carros voadores da Embraer

Empresa quer colocar veículos em operação em 2026

Brasil vai ter fábrica de carros voadores da Embraer

Taubaté, no interior de São Paulo, vai receber a primeira fábrica de carros voadores da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (20), aniversário de 150 anos do nascimento de Santos Dumont.

Leia também:

Os veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) serão fabricados em um espaço já existente da Embraer na cidade. A expectativa é que a unidade seja ampliada para receber a linha de produção das aeronaves e as primeiras delas devem sair de lá em 2026.

Ainda é necessária aprovação das autoridades para que o projeto seja iniciado. “O local se beneficia de logística estratégica, com fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária”, informa comunicado da companhia.

Além disso, a empresa destaca que a localização é próxima à sede da Embraer em São José dos Campos, onde estão as equipes de engenharia e recursos humanos da Eve. “[Isso] facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa.”

Em nota, a Prefeitura de Taubaté diz que a iniciativa vai trazer benefícios para a cidade. Isso inclui a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e maior visibilidade no cenário tecnológico nacional e internacional. Ainda não há, entretanto, detalhes sobre contratações para a produção das aeronaves.

O órgão diz que vai atuar em parceria com a Embraer para garantir que as etapas do projeto sejam conduzidas com eficiência e responsabilidade. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por sua vez, diz que ainda não recebeu solicitações de licença ambiental específica para a atividade ou expansão no local.

Encomendas

Segundo a Embraer, 2,8 mil eVTOLs já estão encomendados por 28 clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. Isso representa mais de US$ 8 bilhões em vendas. Nos EUA, a Eve tem parceria com a United Airlines para usar eVTOLs no transporte urbano na baía de São Francisco.

Em 2022, a companhia aérea já havia anunciado investimento de R$ 15 milhões na Eve, bem como acordo para compra condicional de até 400 carros voadores. Para 2024, a expectativa é de que haja um voo de teste em escala real — já a certificação deve vir em 2026. Os eVTOLs da Eve são 100% elétricos e têm alcance de 60 milhas (100 quilômetros). Eles não emitem gases estufa para se deslocar.