Depois de alguns meses em órbita, o avião espacial da China voltou para a Terra. O veículo parece ter liberado um pequeno objeto durante o tempo que esteve no Espaço. O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), diz que o item foi liberado em outubro do ano passado e desapareceu em janeiro.
Leia também:
Depois disso, em março de 2023, ele voltou a ser identificado por radares de monitoramento. O astrofísico Jonathan McDowell monitora a espaçonave com dados da Força Espacial dos EUA e sugere que a aeronave pode ter capturado o objeto, o carregado e o liberado posteriormente. Isso pode indicar que o veículo tem um braço robótico com recursos para remover satélites.
O governo chinês forneceu poucas informações da espaçonave e ainda não se sabe como ela é exatamente. McDowell lembra, porém, que a China usa braços robóticos em outros contextos, como o que está instalado na estação espacial Tiangong. Se o avião tiver o acessório, seu principal objetivo pode ser consertar satélites ou remover lixo espacial.
Especula-se que ele seja parecido com o Boeing X-37B, um avião espacial dos EUA, já que parece ser relativamente pequeno. É provável que ele tenha voado pela primeira vez em setembro de 2020 e passado dois dias em órbita. Na missão mais recente, a aeronave foi lançada em agosto de 2022 e passou alguns meses na órbita da Terra.