Novas imagens reveladas pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) indicam a existência de um possível rio na superfície de Marte. Os estudiosos acreditam que o rio seja, possivelmente, volumoso e agitado. Os registros foram obtidos pelo rover Perseverance da Nasa, que está em missão no planeta desde 2020, explorando a geologia de o clima do “Gigante Vermelho”.
Em comunicado oficial da Nasa, Libby Ives, pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, e que opera o rover Perseverance, falou sobre a importância desta descoberta.
“Isso indica um rio de alta energia que está transportando muitos detritos. Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente é capaz de mover pedaços maiores de material”, disse a pesquisadora.
Detalhes sobre a missão
Um dos principais objetivos do rover Perseverance é a astrobiologia, além da busca por sinais de vida microbiana no planeta.
A missão Mars 2020 Perseverance é parte da exploração Lua a Marte, que inclui missões Artemis à Lua, que irão preparar o planeta vermelho para a exploração humana.