Ouvindo...

Itália bloqueia ChatGPT e investiga robô conversador

Segundo autoridades, há suspeita de violação de regras de coleta de dados

ChatGPT é suspenso temporariamente na Itália

A partir desta sexta-feira (31) o uso do ChatGPT está bloqueado provisoriamente na Itália. A decisão é da Agência de Proteção de Dados do país e deve ser mantida até que a plataforma se enquadre na lei de proteção de dados da União Europeia. Além disso, as autoridades italianas iniciaram uma investigação sobre o robô conversador para verificar se há violação de regras de coleta de dados pelo sistema.

Leia também:

Segundo o órgão, não há base legal que justifique a obtenção e o armazenamento de dados pessoais para treinar os algoritmos utilizados pela plataforma. As autoridades locais apontam, ainda, que o ChatGPT não verifica a idade dos usuários, que deve ser reservado para usuários de 13 anos ou mais. Pela decisão, haverá “limitação provisória do tratamento dos dados dos usuários italianos relativamente à OpenAI”, diz comunicado.

A OpenAI não se manifestou sobre a determinação. A empresa não tem instalações na União Europeia, mas designou um representante para a região. A agência de notícias Ansa informa que, em até 20 dias, a companhia deve anunciar providências em relação ao caso.

Nesta semana, a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) alertou sobre o potencial uso indevido do ChatGPT. A instituição aponta que o sistema pode ser adotado em tentativas de phishing, desinformação e crimes cibernéticos. Paralelamente, empresários e pesquisadores assinaram uma carta aberta que defende uma pausa no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.

Segundo o documento, a tecnologia apresenta potenciais riscos para humanidade. Atualmente, a competição entre as empresas que desenvolvem esses sistemas está fora de controle. A OpenAI é comandada por Greg Brockman e atua em diferentes áreas da inteligência artificial. Sua promessa é usar a inovação para “beneficiar toda a humanidade”.

Lançado em novembro de 2022, o robô conversador rapidamente se tornou popular. Estima-se que ele tenha atingido 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro. Com isso, ele é considerado o aplicativo de consumo com o crescimento mais rápido da História. O sucesso da ferramenta, fez outras empresas apresentarem concorrentes para ela.