Os dez anos de existência do Canva estão sendo comemorados pela empresa com a adição de recursos de inteligência artificial ao sistema. Segundo a empresa, as novas funcionalidades serão úteis para gerenciamento de marca e para ajudar equipes e organizações de todos os portes a se comunicarem visualmente e produzirem conteúdo em escala.
Leia mais:
O Canva tem, atualmente, mais de 125 milhões de usuários mensais: desde setembro de 2022, quando lançou o Canva’s Visual Worksuite, mais de 40 milhões de interessados passaram a usar a plataforma. Ao todo, eles já criaram mais de 15 bilhões de designs com o auxílio do serviço. Com isso, a empresa contabiliza mais de US$ 1,4 bilhão em receita anual.
Melanie Perkins, cofundadora e CEO do Canva, diz que, quando a solução foi lançada, o objetivo era capacitar todos a criar qualquer coisa. “Hoje, estamos entusiasmados em promover essa visão ao apresentar recursos que permitem que as marcas dimensionem seus resultados criativos”, diz. ”Conforme a tecnologia avança, reinventamos o processo de design e tornamos ainda mais fácil transformar ideias em produtos mais rápido do que nunca.”
Para expandir os recursos do Visual Worksuite, a plataforma agora tem o Brand Hub. A novidade reúne ferramentas e recursos voltados a ajudar equipes e organizações na criação de modo eficiente e de acordo com a identidade da marca. Por lá, administradores podem aprovar fluxos de trabalho e garantir que os designs sejam revisados antes da publicação.
Com o Brand Kit, é possível desenvolver logotipos, cores, fontes, ícones, imagens, gráficos e diretrizes de marca. Já o Magic Replace permite atualizar os ativos da marca instantaneamente com um único clique. Modelos, pastas e diretrizes vão ajudar a manter o material organizado e acessível.
Paralelamente, a inteligência artificial permite que o uso do Visual Worksuite no processo de design seja mais dinâmico. O Canva Assistant, por exemplo, permite pesquisar por elementos de design e oferece recomendações sobre gráficos e estilos conforme o tipo de projeto.
Além disso, funciona como atalho para outras ferramentas. Um exemplo é a Magic Write, assistente de escrita a partir de inteligência artificial disponível para todos os projetos do Canva. Disponível em 18 idiomas, ele pode ser usado para criar resumos de apresentação ou selecionar estratégias para redes sociais, por exemplo.
Outra novidade é o uso do Magic Design para criar apresentações. Basta que o usuário escreva o que deseja para que a inteligência artificial desenvolva slides com conteúdo e imagens. Já o Magic Edit adiciona ou substitui elementos em imagens. Além disso, o Canva adicionou a opção de incluir texto alternativo para dar mais contexto a imagens e elementos.
Recursos solicitados pelos usuários também foram contemplados. Enquanto o Styles permite navegar por paletas de cores e fontes sugeridas, o Layers ajuda a visualizar todos os elementos — incluindo texto, formas, imagens e vídeo — de um design no mesmo lugar.