Lançada no mês passado, a Artifact, rede social de notícias criada por Kevin Systrom e Mike Krieger, cofundadores do
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A plataforma é um misto de leitor de notícias e agregador de conteúdos. Na tela principal, um feed de notícias apresenta material jornalístico que possa interessar ao usuário — de acordo com as configurações iniciais, em que é possível incluir serviços já assinados pelo usuário.
No app, é possível descurtir conteúdos para evitar que similares apareçam na linha do tempo. Além disso, o sistema permite sincronizar a lista de contatos com a plataforma para que ela analise material popular entre familiares e amigos.
Na Artifact, não há interação entre usuários nem espaço para comentários, curtidas ou compartilhamentos. Ou seja, tem um perfil totalmente diferente da rede social criada por Systrom e Krieger anteriormente.
Além disso, todo o material é extraído de grandes sites dos EUA — ou seja, faltam conteúdo original e material em português e outros idiomas. Uma ferramenta permite solicitar a inclusão de sites, mas a curadoria de conteúdo é toda voltada aos EUA, sem geolocalização e recursos para usuários de outros países.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a empresa para saber se há planos de expansão. Assim que houver resposta, este conteúdo será atualizado.