Ouvindo...

Nova rede de fundadores do Instagram já está liberada

Serviço reúne notícias de interesse do usuário, mas não permite interação com outros participantes

Artifact reúne conteúdos de interesse em uma única plataforma

Lançada no mês passado, a Artifact, rede social de notícias criada por Kevin Systrom e Mike Krieger, cofundadores do Instagram, agora está liberada para todos os interessados. Para usá-la, basta baixar o aplicativo para Android ou para iOS.

Leia mais:

A plataforma é um misto de leitor de notícias e agregador de conteúdos. Na tela principal, um feed de notícias apresenta material jornalístico que possa interessar ao usuário — de acordo com as configurações iniciais, em que é possível incluir serviços já assinados pelo usuário.

No app, é possível descurtir conteúdos para evitar que similares apareçam na linha do tempo. Além disso, o sistema permite sincronizar a lista de contatos com a plataforma para que ela analise material popular entre familiares e amigos.

Na Artifact, não há interação entre usuários nem espaço para comentários, curtidas ou compartilhamentos. Ou seja, tem um perfil totalmente diferente da rede social criada por Systrom e Krieger anteriormente.

Além disso, todo o material é extraído de grandes sites dos EUA — ou seja, faltam conteúdo original e material em português e outros idiomas. Uma ferramenta permite solicitar a inclusão de sites, mas a curadoria de conteúdo é toda voltada aos EUA, sem geolocalização e recursos para usuários de outros países.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a empresa para saber se há planos de expansão. Assim que houver resposta, este conteúdo será atualizado.