Ouvindo...

Golpe oferece 50 GB de dados móveis para ver a Copa do Mundo 2022

Cibercriminosos usam o nome da Fifa para atrair vítimas

Nesta sexta-feira (2), o Brasil joga novamente na Copa do Mundo 2022. É a vez de enfrentar Camarões. Com a Seleção Brasileira já classificada para as oitavas de final, muitos torcedores certamente estão animados para as próximas partidas.

Leia mais:

E se a Federação Internacional de Futebol (Fifa) cedesse 50 GB de dados móveis para quem quiser assistir às próximas partidas? Essa oferta pode chegar ao seu celular a qualquer momento. Se isso acontecer, tenha cuidado: ela é falsa!

Quem descobriu a campanha fraudulenta foi a Eset. Segundo os especialistas, o objetivo dos golpistas é coletar os números de telefone dos torcedores e convencê-los a ativar notificações para exibição de anúncios que espalham malware.

A mensagem do golpe apresenta um link que leva o usuário a um site falso. Lá, ele é incentivado a clicar um botão e fornecer seu número de telefone. Outro requisito para receber o suposto prêmio é compartilhar a falsa promoção com pelo menos 12 contatos do WhatsApp.

Depois de concluir todas as etapas, a fraude ainda apresenta a possibilidade de ganhar prêmios adicionais, como um iPhone ou um iPad: ele deve participar de um jogo de roleta para concluir o processo de verificação em um site falso. A ideia é aumentar a sensação de autenticidade.

Por enquanto, a fraude foi detectada em países latinos, mas ainda não chegou ao Brasil. Mesmo assim, vale se proteger de uma possível ocorrência. Veja, a seguir, ações que podem ajudar:

  • nunca clique em links desconhecidos;

  • verifique a autenticidade de promoções, descontos e ofertas;

  • não compartilhe informações pessoais em sites desconhecidos;

  • exclua mensagens com ofertas inesperadas ou suspeitas;

  • não compartilhe mensagens duvidosas com seus contatos;

  • alerte familiares e amigos sobre promoções improváveis.

Leia mais