Nesta quinta-feira (24) às 16h, pelo horário de Brasília, a
Leia mais:
O Lusail é repleto de
Para amenizar o impacto da escolha do
Todos os estádios têm, então, sistemas inteligentes de ar-condicionado. O sistema cria “bolhas de resfriamento” onde estão a torcida, os jogadores e o campo para que essas áreas tenham temperaturas entre 18ºC e 24ºC. Tudo usa energia solar e não emite gases tóxicos ao meio ambiente.
Nas arquibancadas, há canais de ar frio embaixo de cada assento. Para os jogadores e o gramado, grandes tubos na lateral do campo disparam ar frio. “Isso foi desenvolvido para o ar passar por você, não para bater. Só para o ar abraçá-lo gentilmente e criar uma microbolha climática”, explica Abdul Ghani, desenvolvedor da tecnologia, em entrevista ao G1.
Ghani não patenteou a tecnologia do ar-condicionado. A ideia é que ela seja aproveitada em outras instalações em todo o mundo. Outros países do Oriente Médio já começaram a usá-lo. Mesmo em Doha, a capital do Catar, ele foi adotado para esfriar algumas ruas do Souk Waqif.
E não é só isso. Dentro do Lusail, é possível tirar selfies com jogadores das seleções que participam da Copa do Mundo 2022 em formato holográfico. Já quem quiser comprar camisas dos times pode fazê-lo em shoppings virtuais nos corredores de acesso às arquibancadas.
Além da partida contra a Sérvia, o Brasil volta ao Lusail na primeira fase pra enfrentar Camarões na sexta-feira da próxima semana (2). A instalação vai receber, ainda, o jogo final da