Ouvindo...

Vale a pena sair do Twitter e entrar no Koo?

Rede tem recebido muitos brasileiros

Entrar no Koo é uma boa escolha?

Com propostas similares, Koo e Twitter têm recebido muita atenção recentemente. Isso porque Elon Musk, atual CEO do Twitter, fez mudanças polêmicas na plataforma. Nesse cenário, o Koo ganhou destaque e passou a receber muitos usuários.

Leia mais:

Ainda assim, muitos se questionam se vale a pena deixar o Twitter e entrar no Koo. Relacionamos, a seguir, alguns aspectos a considerar antes de decidir. Acompanhe!

Tempo de existência

O Twitter foi fundado em 2006 e, apesar dos erros cometidos, acertou muitas vezes ao longo de seus 16 anos. O Koo, por sua vez, foi fundado em 2019, mas passou a ter visibilidade em 2020 após uma crise entre o governo de Narenda Modi, na Índia, e o Twitter.

Recursos disponíveis

O Koo tem apenas ferramentas básicas como curtida, comentário, republicação e compartilhamento. O Twitter tem, além dessas, funções como: editar tuíte, cancelar envio, criação de threads, suporte a múltiplas mídias, comunidades, salas de áudio e ferramentas de monetização.

Interface da rede social

Enquanto o Koo tem um visual mais simples e sem propaganda, o Twitter oferece mais funções diretamente na interface. Apesar de mais ferramentas, entretanto, há muita propaganda em meio ao conteúdo.

Compositor de posts

O Koo permite criar publicações de até 500 caracteres com emojis, vídeos, imagens e links externos ou criar enquetes. Os tuítes, por sua vez, podem ter mais de uma mídia no post, bem como anexar GIFs, criar enquetes ou usar emojis com textos de até 280 caracteres. Além disso, no Twitter, é possível marcar a localização e agendar publicações.

Verificação de perfil

O selo azul que diferencia contas originais de fakes no Twitter está passando por reformulações desde a chegada de Musk — uma delas, é a cobrança pelo uso da marcação. Isso levou a inúmeras críticas e à criação de perfis falsos que, ao pagar pelo recurso, passaram a se apresentar como verdadeiros.

No Koo, os usuários podem enviar um documento de identidade para o sistema e, assim, receber o selo de autenticidade (representado por um escudo laranja). Por enquanto, a opção só está disponível para cidadãos indianos.

Quantidade de usuários

Naturalmente, o Twitter tem mais cadastrados — são 436 milhões. O Koo ainda vai precisar verificar quantos usuários se juntaram à rede recentemente. Muitos brasileiros entraram no Koo apenas pelo nome sugestivo.

Moderação de conteúdo

O Koo é conhecido por permitir discursos de ódio e ataques a minorias. Como os responsáveis por essa atividade não falam português, pode haver um volume alto desse tipo de conteúdo no Brasil. O Twitter, depois de dispensar milhares de colaboradores em todo o mundo, pode passar a sofrer com dificuldades nesse segmento.

Instabilidade do serviço

Desde a entrada de muitos novos usuários no Koo, a rede teve interrupção no fornecimento do serviço em vários momentos. Existe a preocupação de que o Twitter venha a ter instabilidades depois que Musk começou a mudar a estrutura da plataforma.

Conclusão

Ainda é cedo para saber se a troca vale a pena. Quem usa muito o Twitter, certamente não vai encontrar o mesmo ambiente na rede concorrente. Por outro lado, acompanhar o Koo vai ajudar a definir isso ao longo do tempo.