Dennis Anthony Tito foi o primeiro turista espacial da história. Em 2001, ele pagou US$ 20 milhões para ir até a Estação Espacial Internacional (
Suposto astronauta pede dinheiro a idosa para voltar à Terra. E ela transfere Reino Unido quer enviar veículo ao Espaço para remover dois satélites inativos
Agora, ele quer retornar ao Espaço a bordo da Starship, da SpaceX, acompanhado da mulher Akiko. E o destino será a Lua. “Tive a primeira conversa com a SpaceX há pouco mais de um ano quando fazia um passeio pelas instalações da empresa”, lembra.
Ele conta que nem pensava sobre voar com a companhia. “A pergunta então veio à tona: ‘gostaria de voltar e voar no Espaço?’ Pensei sobre isso e disse que estaria interessado em ir para a Lua”, conta. “Então, olhei para Akiko e ela disse: ‘Sim, eu também’. E foi assim que tudo começou.”
O contrato foi assinado em meados de 2021 e o casal deve se juntar a outros 10 passageiros (que ainda serão recrutados) em uma viagem de uma semana em que se aproximarão da superfície lunar. Antes deles, a companhia deve levar o bilionário japonês Yusaku Maezawa na missão turística #dearMoon, reservada em 2018.
Turista espacial mais velho
Tito tem atualmente 82 anos. Se ele realmente participar dessa viagem, pode se tornar a pessoa mais velha a voar em órbita e ir para a Lua. O atual recordista é John Glenn, astronauta da Nasa já falecido: ele embarcou no ônibus espacial Discovery aos 77 anos.
William Shatner, intérprete de Capitão Kirk em “Star Trek”, embarcou aos 90 anos na Blue Origin, mas o voo era suborbital. Esses voos não entram em órbita: eles sobem até um ponto máximo e depois caem em queda livre de volta à Terra.
Já Akiko, a mulher de Tito, pode se tornar uma das primeiras mulheres a voar ao redor da Lua. “Acho que outra novidade que é muito importante é que seremos o primeiro casal a voar ao redor da Lua”, destaca. “E espero que isso seja inspirador para outros casais fazerem o mesmo”, diz Tito.