O avanço tecnológico trouxe muitos aparelhos eletrônicos para os lares. Paralelamente, de tempos em tempos, o preço da
Feixes de laser poderão fornecer energia a dispositivos pelo ar Primeiro eletroposto de carga rápida de SP cobra por carregamento de baterias
Existem, entretanto, formas de economizar. Veja, a seguir, uma lista de ações que podem tornar a conta de luz menos cara. Acompanhe!
1. Desligue aparelhos que não estão em uso
Muitos equipamentos são mantidos em stand-by quando não estão em uso. Dessa forma, eles continuam a consumir energia. Desligá-los é uma opção para economizar.
2. Use o chuveiro conscientemente
O chuveiro é um dos itens que mais consome energia na residência. Sempre que possível, então, use-o no “modo verão”, com temperaturas mais baixas. Outra medida útil é fechá-lo enquanto passa shampoo, condicionador e sabonete.
3. Escolha eletrodomésticos com selo Procel A
O selo Procel A garante que o produto tem impacto menor no consumo. Ele fica colado no próprio aparelho ou em sua embalagem, para que o consumidor encontre a informação facilmente.
4. Invista em iluminação
Trocar as luzes da residência para a tecnologia LED pode garantir economia de até 60%. Além disso, iluminação em tons mais claros poupa ainda mais de energia. Sempre que sair de um cômodo, lembre-se de desligar a luz. Se puder, automatize a iluminação da casa: isso vai permitir controlá-la a distância se esquecer de desligá-la ao sair.
5. Adote a energia solar
Quem mora em casa, pode adotar o uso de
6. Use apps de acompanhamento de consumo
Alguns aplicativos podem ser aliados importantes. É o caso, por exemplo, do Aneel Consumidor, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que ajuda a observar e entender o consumo na residência. Está disponível para