Depois de alegações de que o
A polêmica surgiu depois que a ferramenta de exibição de perfis em um mapa foi adicionada para ajudar na descoberta de negócios locais. Empresas podem ter publicações e stories mostrados em um mapa para que os usuários saibam o que acontece nas redondezas.
O recurso de localização, entretanto, já existe há muito tempo. A dúvida era se outros usuários — indivíduos ou empresas — teriam acesso ao local. O Instagram garante que não compartilha dados de localização precisos dos usuários.
As tags localização e localização precisa são diferentes. Enquanto a primeira pode ser marcada em qualquer circunstância, até mesmo em locais falsos, a localização precisa usa o GPS e/ou torres de telefonia para determinar o local com precisão. Assim, é possível usar os dados para fins publicitários ou com intenções maliciosas.
Em publicação oficial, o Instagram busca tranquilizar os usuários. Embora não haja evidências de uso indevido, existe temor sobre como grandes empresas de tecnologia utilizam dados individuais — para direcionamento de propaganda ou monitoramento da atividade online, por exemplo.
Quem não se sentir seguro em compartilhar os dados de localização pode ajustar as configurações para minimizar o acesso da