Usuários do metrô de Belo Horizonte devem ficar atentos às alterações na circulação dos trens, que seguem até o próximo dia 27 de julho. De acordo com o gerente de operação da Metrô BH, Frank Ferreira, as mudanças fazem parte da terceira etapa das obras de revitalização do sistema, com intervenções entre as estações Horto Florestal e Santa Inês.
Durante os dias úteis, os
“Vamos ofertar trens extras nesse trecho. Em vez de circularem a cada 12 minutos, os trens farão esse trajeto com intervalo de 7 minutos e 30 segundos, conforme previsto no contrato de concessão”, explicou Frank.
Mudanças nas estações
A operação também terá mudanças em algumas estações, especialmente naquelas próximas às áreas em obras:
- Santa Inês: funcionará em via única durante todo o dia, tanto nos horários de pico quanto fora do pico.
- Santa Teresa e Horto Florestal: também operarão em via única, mas apenas nos horários de menor movimento (intervalo de 24 minutos).
Apesar das mudanças operacionais, o gerente garante que não haverá baldeações em nenhuma estação. “Isso é muito importante destacar. Nenhuma estação — seja Santa Inês, Horto Florestal ou Santa Teresa — terá necessidade de baldeação”, reforçou Frank Ferreira.
Benefícios para os usuários
As obras incluem substituição de trilhos, dormentes e brita na via, com o objetivo de melhorar a operação do sistema. Segundo o gerente, os passageiros já podem perceber os benefícios:
“Os trens estão mais silenciosos e, em breve, vamos ganhar também em velocidade. Tudo isso para tornar o serviço mais confortável para os nossos clientes.”