Ouvindo...

BH amplia vacinação contra dengue para 6 a 14 anos a partir de segunda (1º)

A cobertura vacinal atual é de 50,8% para a primeira dose e 22,6% para a segunda — ainda distante da meta do Ministério da Saúde, que é de 90%

A Qdenga é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses

A Prefeitura de Belo Horizonte vai ampliar a vacinação contra a dengue a partir desta segunda-feira (1º). Serão ofertadas mais de 10 mil novas doses em todos os 153 centros de saúde da capital e também no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. O público-alvo são crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

Os locais e horários de aplicação poderão ser consultados neste link.

Situação da cobertura vacinal

Até agora, 160 mil doses da vacina Qdenga já foram aplicadas em Belo Horizonte: cerca de 113 mil correspondem à primeira aplicação e 50 mil à segunda. A cobertura vacinal atual é de 50,8% para a primeira dose e 22,6% para a segunda — ainda distante da meta do Ministério da Saúde, que é de 90%.

Como funciona o esquema

A Qdenga é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. Pessoas que tiveram diagnóstico recente de dengue precisam aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Caso a infecção aconteça depois da primeira dose, não há alteração no esquema, desde que a segunda aplicação respeite o prazo mínimo de 30 dias após a doença.

Leia também

Documentos exigidos

Para se vacinar, é obrigatória a presença de pais ou responsáveis. Também é preciso levar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.