A
No Centro-Sul de Minas Gerais e de São Paulo as temperaturas devem ficar abaixo de 16°C, com as maiores quedas previstas para os dias 25 e 27 de julho, o que abrange grande parte das regiões Sudeste e Sul, segundo o
O frio, no entanto, não será uma realidade em todo o país. Em grande parte das regiões Norte e Centro-Oeste, e no oeste da Região Nordeste, as temperaturas máximas devem ficar elevadas, segundo o órgão. Os maiores valores, segundo o Inmet, devem ocorrer no sudeste do Amazonas, região central do Pará (próxima à divisa com o Amazonas), centro-norte do Mato Grosso e do Piauí, principalmente no dia 27 de julho.
Em meio ao frio, é possível esperar chuva?
Alguns estados que devem sofrer com o avanço da massa de ar frio nos próximos dias, como parte de Minas Gerais e São Paulo, não devem registrar chuva. No entanto, na porção leste de ambos os estados existe previsão de precipitação, com acumulados de até 3 mm.
Já no Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão indica volumes de até 30 mm, principalmente nas regiões costeiras de ambos os estados. Apesar do pouco, mas resistente, registro de chuva, o tempo deve ficar seco, principalmente no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais.
Com isso, a previsão meteorológica indica umidade relativa abaixo de 40% para essas localidades. Já a região Sul deve registrar volumes de chuva que variam de 20 a 50 mm em grande parte do Paraná e Santa Catarina, isso, principalmente, nos setores centrais de ambos os estados.
Alta amplitude térmica pode contribuir com tardes quentes
Em Minas Gerais, o tempo estável com predomínio de céu claro (praticamente sem nuvens) nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste favorecem grande amplitude térmica diurna (diferença entre as temperaturas máxima e mínima) assim como os valores críticos de umidade, principalmente no centro-norte e oeste do estado.
Nesta terça-feira, enquanto as mínimas em todo o estado podem chegar aos 5°C, as máximas podem chegar aos 32°C. Vale ressaltar que as temperaturas máximas normalmente são registradas durante a tarde.
*Sob supervisão de Enzo Menezes