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Região Centro-Sul de BH terá mais 2 faixas exclusivas para ônibus; veja onde e quando

Na Cristóvão Colombo, quase 20 vagas de estacionamento rotativo serão retiradas

PBH anuncia que até dezembro deste ano devem entrar em funcionamento novas faixas exclusivas para ônibus na Cristóvão Colombo e a João Pinheiro (imagem ilustrativa)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que até dezembro deste ano devem entrar em funcionamento novas faixas exclusivas para ônibus em duas importantes avenidas: a Cristóvão Colombo e a João Pinheiro, Região Centro-Sul da capital. As pistas exclusivas vão operar sempre na faixa da direita, nos horários de pico: das 6h às 9h da manhã e das 17h às 19h30.

Em entrevista à Itatiaia, a subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Jussara Belavinha, explicou que a medida busca reduzir o tempo de viagem dos passageiros e, com isso, tornar o transporte coletivo mais atrativo.

“Se a viagem demora muito, a tendência é que os passageiros abandonem o ônibus, mas Belo Horizonte não suporta transportar todo mundo em veículos individuais. O sistema não dá conta”, afirmou.

Conexão com corredores já existentes

Segundo a subsecretária, as duas avenidas escolhidas têm papel estratégico na rede de mobilidade. A João Pinheiro se conecta diretamente à Avenida Augusto de Lima, que já possui prioridade para coletivos. Já a Cristóvão Colombo liga-se à Nossa Senhora do Carmo e, futuramente, deve se integrar ao corredor da Avenida Afonso Pena, em fase final de obras.

A ideia é formar uma rede contínua de corredores exclusivos, interligando-se também a avenidas que já contam com prioridade para ônibus, como a Cristiano Machado e a Antônio Carlos, contou Belavinha.

Impacto nos pontos de parada

A subsecretária explicou que o projeto vai além da criação de faixas exclusivas:

“Também analisamos todos os pontos de ônibus da região. A parada excessiva impacta no tempo de viagem, então a gente precisa de ter pontos com maior capacidade para não ter aquele problema da fila, quando um ônibus está esperando o outro carregar o passageiro para ter como parar”, disse.

Vagas de estacionamento retiradas

Na Cristóvão Colombo, a implantação exigirá ajustes. Quase 20 vagas de estacionamento rotativo serão retiradas, além do remanejamento de pontos de carga e descarga e de bicicletas compartilhadas, no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza.

“Ali a pista é muito estreita e, para garantir o desempenho da faixa, foi necessário abrir espaço”, explicou. Belavinha também ressalta que os trechos seguintes, até a praça da Savassi e mais a frente o encontro com a Avenida do Contorno, o estacionamento já não é permitido, o que facilita a adaptação.

Funcionamento em horários de pico

Para minimizar o impacto sobre os motoristas, a PBH definiu que a restrição será aplicada apenas nos horários de maior movimento.

“São nesses períodos que temos maior número de ônibus circulando, com viagens para trabalho e escola. Garantir desempenho nesse horário é fundamental para melhorar a mobilidade onde o tráfego é mais pesado”, disse a subsecretária.

Expectativa

De acordo com a prefeitura, a expectativa é de: aumento de até 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, atualemnte em torno de 8 km/h; redução do tempo de espera e da viagem e menor custo do transporte coletivo.

As intervenções fazem parte de um contrato de financiamento de R$ 139,4 milhões com a Caixa Econômica Federal, dentro do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. A verba será aplicada na ampliação da rede de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus e na expansão da infraestrutura cicloviária.

Atualmente, Belo Horizonte tem 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus. Com a implantação de mais 64,3 km, o total deve ultrapassar os 138 km.

Prazo de entrega

De acordo com a PBH, as obras necessárias para a adequação das vias já estão em andamento. A expectativa é que as duas faixas exclusivas estejam em operação até dezembro deste ano.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

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Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.