A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou que até dezembro deste ano devem entrar em funcionamento novas faixas exclusivas para ônibus em duas importantes avenidas: a Cristóvão Colombo e a João Pinheiro, Região Centro-Sul da capital. As pistas exclusivas vão operar sempre na faixa da direita, nos horários de pico: das 6h às 9h da manhã e das 17h às 19h30.
Em entrevista à Itatiaia, a subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Jussara Belavinha, explicou que a medida busca reduzir o tempo de viagem dos passageiros e, com isso, tornar o transporte coletivo mais atrativo.
“Se a viagem demora muito, a tendência é que os passageiros abandonem o ônibus, mas Belo Horizonte não suporta transportar todo mundo em veículos individuais. O sistema não dá conta”, afirmou.
Conexão com corredores já existentes
Segundo a subsecretária, as duas avenidas escolhidas têm papel estratégico na rede de mobilidade. A João Pinheiro se conecta diretamente à Avenida Augusto de Lima, que já possui prioridade para coletivos. Já a Cristóvão Colombo liga-se à Nossa Senhora do Carmo e, futuramente, deve se integrar ao corredor da Avenida Afonso Pena, em fase final de obras.
A ideia é formar uma rede contínua de corredores exclusivos, interligando-se também a avenidas que já contam com prioridade para ônibus, como a Cristiano Machado e a Antônio Carlos, contou Belavinha.
Impacto nos pontos de parada
A subsecretária explicou que o projeto vai além da criação de faixas exclusivas:
“Também analisamos todos os pontos de ônibus da região. A parada excessiva impacta no tempo de viagem, então a gente precisa de ter pontos com maior capacidade para não ter aquele problema da fila, quando um ônibus está esperando o outro carregar o passageiro para ter como parar”, disse.
Vagas de estacionamento retiradas
Na Cristóvão Colombo, a implantação exigirá ajustes. Quase 20 vagas de estacionamento rotativo serão retiradas, além do remanejamento de pontos de carga e descarga e de bicicletas compartilhadas, no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza.
“Ali a pista é muito estreita e, para garantir o desempenho da faixa, foi necessário abrir espaço”, explicou. Belavinha também ressalta que os trechos seguintes, até a praça da Savassi e mais a frente o encontro com a Avenida do Contorno, o estacionamento já não é permitido, o que facilita a adaptação.
Funcionamento em horários de pico
Para minimizar o impacto sobre os motoristas, a PBH definiu que a restrição será aplicada apenas nos horários de maior movimento.
“São nesses períodos que temos maior número de ônibus circulando, com viagens para trabalho e escola. Garantir desempenho nesse horário é fundamental para melhorar a mobilidade onde o tráfego é mais pesado”, disse a subsecretária.
Expectativa
De acordo com a prefeitura, a expectativa é de: aumento de até 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, atualemnte em torno de 8 km/h; redução do tempo de espera e da viagem e menor custo do transporte coletivo.
As intervenções fazem parte de um contrato de financiamento de R$ 139,4 milhões com a Caixa Econômica Federal, dentro do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. A verba será aplicada na ampliação da rede de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus e na expansão da infraestrutura cicloviária.
Atualmente, Belo Horizonte tem 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus. Com a implantação de mais 64,3 km, o total deve ultrapassar os 138 km.
Prazo de entrega
De acordo com a PBH, as obras necessárias para a adequação das vias já estão em andamento. A expectativa é que as duas faixas exclusivas estejam em operação até dezembro deste ano.
(Sob supervisão de Alex Araújo)