Ouvindo...

PF faz operação para combater antissemitismo e apologia ao nazismo em Minas Gerais

Investigação teve início após denúncia da Confederação Israelita do Brasil, sobre publicações antissemitas feitas por um perfil em uma rede social

A Polícia Federal em Minas deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), a Operação Shoah, com o objetivo de combater crimes de preconceito, incitação ao ódio contra judeus e apologia ao nazismo em redes sociais.

A investigação teve início após uma denúncia da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), que alertou sobre publicações antissemitas feitas por um perfil.

Utilizando técnicas de investigação digital, os agentes conseguiram identificar que o suposto autor é residente em Três Pontas, no Sul de Minas.

A análise do conteúdo revelou postagens que exaltavam o nazismo, defendiam grupos terroristas e pregavam o extermínio de judeus, caracterizando o antissemitismo.

Durante a operação, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao investigado, com o objetivo de reunir provas que confirmem sua participação nos crimes e identificar outros envolvidos.

Caso comprovado, o suspeito poderá responder pelos crimes de preconceito racial agravado pela divulgação em redes sociais e incitação pública à prática de crimes. As penas somadas podem ultrapassar cinco anos de reclusão.

A Polícia Federal não informou se o suspeito foi preso.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo