A possibilidade de regularizar débitos e pendências dos veículos por Pix durante abordagens em blitz pode reduzir dívidas de motoristas em Minas. A nova norma busca evitar dupla punição e reduzir a lotação nos pátios da Coordenadoria Estadual de Trânsito (antigo Detran).
Como a Itatiaia já mostrou, condutores parados em fiscalizações sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) ou com multas em aberto agora podem
A medida foi proposta pelo deputado estadual Ricardo Campos (PT). Segundo ele, a iniciativa surgiu durante a discussão de uma lei sobre benefícios para locadoras de veículos e foi ampliada para atender também trabalhadores comuns.
“Boa parte dos motoristas precisa priorizar contas básicas no dia a dia. A despesa com guincho e pátio é um constrangimento enorme para o trabalhador. Com a emenda à nova lei do IPVA, garantimos essa possibilidade de pagamento imediato e liberação do veículo”, afirmou o parlamentar.
Campos reforça que o ideal é manter os tributos em dia, mas lembra que muitos cidadãos enfrentam dificuldades financeiras e, agora, podem regularizar a situação de forma rápida, inclusive via Pix.
“Não é só descuido: muita gente deixou de pagar porque perdeu o emprego ou teve um problema de saúde na família. O maior benefício é permitir a regularização imediata, sem guincho, sem pátio e sem constrangimento”, completou.
Prazos de licenciamento
O licenciamento 2025 já começou a ser cobrado. Para veículos com placas de final 1, 2 e 3, o documento já é exigido. Os donos de veículos com placas de final 4, 5 e 6 têm até 30 de setembro para regularizar, enquanto aqueles com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0 devem quitar a taxa até o último dia de outubro.