Ouvindo...

Quem é Lohan Ramires, influenciador mineiro preso nos Emirados Árabes

Nascido em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Lohan era considerado foragido da Justiça brasileira e estava na lista da Interpol

Quem é Lohan Ramires, influenciador mineiro preso nos Emirados Árabes

O influenciador digital mineiro, Lohan Ramires, preso nos Emirados Árabes Unidos, nasceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e aos 32 anos era considerado foragido da Justiça brasileira e estava na lista da Interpol. Em suas redes sociais, Lohan tinha mais de 600 mil seguidores e dizia que trabalhou na empresa de cabeleireiro Lohan’s Hair. Ele também ostentava fotos em lanchas e carros de luxo no país do Oriente Médio.

O brasileiro foi detido em 1º de setembro, enquanto renovava o passaporte. Com o nome na lista de procurados da Interpol, o influenciador foi detido nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as penas do mineiro somam mais de 23 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e outros delitos.

Lohan Ramires era considerado foragido após ser condenado em um processo criminal relacionado à ‘Operação Má Influência’, em 2022. Em 2021, ele foi alvo de pelo menos três operações, entre elas a ‘Operação Erínias’, que apurou um esquema para assassinar autoridades da comarca de Uberlândia. Segundo o Gaeco da cidade, Lohan ainda é réu em outros processos pendentes de decisão judicial.

Durante as investigações, uma BMW avaliada em mais de R$ 400 mil foi apreendida, além de uma Dodge Ram também no mesmo valor.

A prisão do influenciador mineiro

A ação que prendeu Lohan Ramires teve participação do MPMG, Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Federal (PF) e Interpol. Com a prisão, os próximos passos são trâmites burocráticos para a extradição ao Brasil, onde cumprirá as penas já impostas pela Justiça, inclusive com trânsito em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso.

Quem é Lohan Ramires, influenciador mineiro preso nos Emirados Árabes

O MPMG informou que “a localização e a prisão do foragido foram possíveis após trabalho de inteligência conduzido pelo MPMG, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), do Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI), da Secretaria-Geral da Procuradoria-Geral de Justiça e do Gaeco Uberlândia, pela Polícia Civil, por meio do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE) e da Agência de Inteligência do 9º Departamento de Uberlândia, pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da PF e pela Interpol”.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a defesa de Lohan Ramires, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para posicionamento.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.