Ouvindo...

Não vacinou seu pet no Dia D? Campanha contra raiva segue em BH

Mais de 5 mil doses aplicadas, mas cobertura ficou abaixo do esperado; veja como proteger seu animal

Cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, incluindo fêmeas gestantes

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos continua em Belo Horizonte. No último sábado (23), Dia D da mobilização, foram aplicadas 186 mil doses — 151 mil em cães e 35 mil em gatos.

O número ficou abaixo da meta da Prefeitura, que decidiu manter a oferta do imunizante em 15 locais para atender tutores que ainda não levaram os animais.

O objetivo da campanha é garantir que o município mantenha o controle da doença. Em Belo Horizonte não há registro de casos em humanos desde 1984. Cães e gatos a partir de três meses de idade devem ser vacinados, incluindo fêmeas gestantes.

Leia também: Pets recebem vacina contra raiva em BH: ‘Segurança para a toda a família’

A recomendação é que os tutores levem os cães com coleira e guia, de preferência conduzidos por adultos. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Após a aplicação, os animais não devem fazer esforços físicos e precisam permanecer em casa, na sombra, com água e alimentação.

Durante todo o ano, a vacina também está disponível nos cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos (CECG) e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.