Ouvindo...

Mudanças de trânsito para obras na Praça das Águas serão realizadas na próxima semana

Alterações que estavam previstas para iniciar nesta quarta-feira (23) serão na semana que vem para que motoristas, moradores e passageiros se programem

Obra da Praça das Águas, em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fará mudanças na circulação de vias perto da estação São Gabriel na próxima semana para mais uma etapa das obras de requalificação da Praça das Águas, na Vila Suzana/Primeiro de Maio.

As alterações que estavam previstas para iniciar nesta quarta-feira (23) serão realizadas na semana que vem para permitir que motoristas, moradores e passageiros do transporte coletivo tenham mais tempo para se programar.

A obra

Desde 15 de maio, estão sendo executadas a terraplanagem e a pavimentação em vias do entorno da estrutura hidráulica (caixa de captação), localizada na avenida Cristiano Machado, 7.035, Vila Suzana/Primeiro de Maio.

A implantação da Praça das Águas faz parte do conjunto de obras para otimizar o sistema de macrodrenagem do ribeirão Pampulha, com implantação de estrutura hidráulica na confluência com o córrego Cachoeirinha, com capacidade para armazenar 27 milhões de litros d'água, três vezes mais que a caixa de captação da avenida Vilarinho.

O objetivo desta estrutura é captar e amortecer as águas vindas do Pampulha e do Cachoeirinha e direcioná-las para o ribeirão do Onça, contendo alagamentos na Cristiano Machado, próximo à estação São Gabriel.

A previsão de conclusão da Praça das Águas é no primeiro semestre de 2026. Os trabalhos são supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e o investimento é de cerca de R$ 68 milhões, recursos vindos do financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e da PBH.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.