Ouvindo...

Moradores de BH denunciam água com cheiro de mofo e gosto de barro; Copasa nega contaminação

Empresa destacou ainda que estão descartadas quaisquer possibilidades de contaminação por agentes externos que possam comprometer a saúde da população

Imagem ilustrativa

Cheiro de mofo, gosto de barro e até aspecto esbranquiçado na torneira. Essa é a realidade de diversos moradores de Belo Horizonte que acionaram a Itatiaia para reclamar da qualidade da água que chega às casas. O problema, segundo eles, já dura pelo menos um mês e tem feito muita gente gastar com água mineral para beber e cozinhar.

O João Henrique, de 47 anos, morador do bairro Nova Suíça, na região oeste, conta que há mais de uma semana tem percebido um gosto estranho na água.

“Tem uns 10, 15 dias, umas duas semanas mais ou menos que eu estou sentindo esse gosto estranho. Gosto meio de mofo assim, de coisa velha na água. Então imaginei que fosse meu filtro aqui, mas mesmo trocando o filtro, o gosto e um cheiro forte assim de meio de mofo de terra persistiu. E aí depois eu comecei a notar em outros lugares da casa, tipo no chuveiro, a hora que eu vou lavar uma louça na pia. E aí procurei saber com outros amigos aqui, o pessoal do bairro do prédio. Aqui no prédio, outras pessoas também relataram”.

Por meio de nota, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto de Minas Gerais afirma que está acompanhando desde a última semana com prioridade os relatos de moradores de Belo Horizonte sobre alterações da água por gosto e odor de barro em diferentes bairros da capital.

Já a Copasa garantiu que todos os testes de qualidade e segurança realizados pela companhia confirmaram a potabilidade da água distribuída a mais de 5 milhões de clientes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A empresa destacou ainda que estão descartadas quaisquer possibilidades de contaminação por agentes externos que possam comprometer a saúde da população.

Leia também

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.