O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais recebeu, em média, 13 chamados por hora para incêndios em vegetação entre as 6h de sábado (4) e as 6h deste domingo (5).
Ao todo, foram 323 ocorrências em todo o estado, sendo 86 somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte — o que representa cerca de 3 a 4 casos por hora apenas na Grande BH.
Uma força-tarefa com 28 agentes foi mobilizada neste domingo (5) para atuar no combate às chamas na área de amortecimento da Serra da Calçada, na Região Metropolitana. A operação conta com o apoio de três aviões, que já realizaram lançamentos de água em pontos estratégicos no início da manhã.
Por volta das 18h de ontem, equipes foram acionadas para combater um incêndio em um lote vago na Avenida Professor Clóvis Salgado, no bairro Bandeirantes, região da Pampulha.
Segundo os militares, as chamas colocavam em risco casas próximas ao terreno. O fogo foi controlado, mas a corporação reforça que o tempo seco exige atenção redobrada da população.
Previsão do tempo
Neste domingo (5), segundo a Defesa Civil, a previsão indica que o dia será de céu parcialmente nublado na capital mineira.
A temperatura mínima registrada foi de 14,6 °C, a máxima estimada é de 27 °C, e a umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 35% à tarde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 20% e 30% é considerado estado de atenção; abaixo de 20%, estado de alerta.
O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano varia entre 40% e 70%.
Belo Horizonte não está incluída, mas o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de baixa umidade