Um criminoso integrante do Comando Vermelho, conhecido como ‘Gu19', foi preso em Ouro Branco, na região Central de Minas, nesse sábado (28). Conforme o Boletim de Ocorrência, a polícia recebeu informação de que Gustavo Rodrigues Esteves, de 29 anos, estaria escondido em uma casa no Bairro Metalúrgico. Ele estava foragido.
De acordo com a polícia, ao ser preso, ‘Gu19' teria pedido para fazer um telefonema para um homem conhecido como ‘Orelha’, que teria entrado em contato com o criminoso ‘Bala’, comandante do Comando Vermelho (CV). Durante a abordagem, o criminoso chegou a chantagear os policiais e ofereceu três armas de fogo para ser solto. ‘Gui19' teria dito, ainda, que as armas, sendo um fuzil, uma espingarda e uma PT, seriam deixadas no estacionamento de um hospital em Belo Horizonte.
Já na casa em que Gustavo estava, em Ouro Branco, foram encontradas porções de maconha, um caderno para anotação do tráfico, e uma identidade no nome de Thiago Freira, mas com a foto de Gustavo, que além de foragido da justiça, conforme a PM, tem várias passagens policiais, como por tráfico de drogas, roubo, posse ilegal de arma de fogo e homicídio.
Conforme a polícia, Gustavo seria gerente de dois pontos importantes do tráfico, um em Teófilo Otoni e outro na cidade Crisólita, ambas no Vale do Mucuri. Ele estaria atuando na coordenação logística das operações do tráfico, movimentação de armas e comando de subordinados vinculados ao Comando Vermelho.