Um vídeo impressionante, registrado por populares, mostra um grande deslizamento de terra nesta quarta-feira (25), na divisa dos bairros Três Moinhos e Linhares, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Nas imagens é possível ouvir gritos de moradores. Entre a noite de quarta (25) e a madrugada desta quinta-feira (26), as tempestades voltaram a provocar ocorrências no município.
O
De acordo com os militares, somente nesse período foram registrados oito desabamentos de casas e outras edificações. Doze pessoas foram resgatadas com vida, e a maioria dos imóveis atingidos já estava interditada.
Em Juiz de Fora há 48 mortos, 12 desaparecidos e cerca de 3.000 desalojados. Não há desabrigados no município até o momento. Em Ubá, são seis mortes, duas pessoas desaparecidas, 1.200 desalojados e 500 desabrigados. Já em Matias Barbosa, não houve registro de mortes ou desaparecidos, mas 810 pessoas estão desalojadas.
Volume impressionante e novos alertas
A
São dois alertas do Inmet ativos. Um deles é de acumulado vermelho (classificação mais severa), com volume de chuva de até 100 mm/dia. O Inmet cita “grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco”.
O outro aviso do Inmet é de chuvas intensas, com classificação laranja, segunda mais severa. Neste caso, o volume de chuva pode variar entre 30 mm/h e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
O que provocou a chuva
Segundo o coordenador-geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Celutci, a tragédia foi resultado da combinação de uma massa de ar muito úmida, a passagem de uma frente fria e a temperatura do mar acima do normal, o que aumenta a instabilidade atmosférica e favorece chuvas intensas a qualquer momento.
Apesar da previsão ampla, os eventos extremos tendem a ser localizados, e Juiz de Fora foi mais afetada por