A Justiça converteu a prisão dos irmãos que assaltaram uma gestante de flagrante para preventiva. A decisão foi tomada em audiência de custódia realizada nessa quarta-feira (18) pelo juiz Pedro Fernandes Alonso Alves Pereira, em Santa Luzia. Os irmãos, de 18 e 21 anos,
No despacho, o juiz destacou a falta de sensibilidade dos criminosos e o fato de o mais velho se encontrar cumprindo pena em regime aberto, situação que evidencia que as medidas ‘sancionatórias e cautelares anteriormente aplicadas mostraram-se ineficazes’.
“A escolha deliberada de vítimas em situação de manifesta vulnerabilidade - mulher em estado gestacional acompanhada de criança de apenas cinco anos de idade - revela completa insensibilidade dos agentes as condições das ofendidas. demonstrando que não hesitaram em expor pessoas indefesas a grave risco físico e psicológico”, escreveu o magistrado, que apontou ainda “conduta temerária durante a fuga, quando os autuados trafegaram deliberadamente na contramão de direção, colocando em risco iminente de morte pedestres e demais usuários da via pública, evidenciando absoluto desprezo pela segurança coletiva e disposição para causar danos a terceiros inocentes em benefício de sua própria”.
O mais jovem, que tem 17 passagens, foi baleado e está internado sob escolta no hospital Odilon Behrens, região Noroeste de Belo Horizonte. O irmão foi preso e soma 55 registros na ficha criminal. A arma usada no crime, uma pistola ponto 40, foi furtada de um delegado, crime também ressaltado pelo juiz na audiência de custódio.
Violência
A gestante e a filha viveram momentos de terror. O carro onde elas estavam foi levado pelos dois bandidos.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), os bandidos abordaram mãe e filha de maneira violenta na rua Antônio Gabrich e arrancaram a chave das mãos da gestante, dizendo ‘perdeu, perdeu’. A mãe implorou para retirar a filha do carro, foi ignorada, mas conseguiu pegar a menina. Em seguida, os bandidos entraram no veículo e fugiram levando bolsa com dinheiro e cartões e outros pertences.
A Polícia Militar (PM) foi acionada, visualizou o veículo e iniciou a perseguição. Os criminosos foram alcançados em um sinal de trânsito, mas eles pegaram a contramão e continuaram a fuga. Nesse momento, um militar efetuou quatro disparos, sendo que um deles acertou um dos pneus da frente. Mesmo assim, a dupla acelerou. Na rua Pedro Lara, o condutor freou bruscamente, e os dois desembarcaram.
Ainda conforme o BO, o criminoso de 18 anos fez um movimento com a mão direita na direção da cintura e foi baleado. Ele foi socorrido pelo Samu e levado inicialmente para a Upa São Benedito. O comparsa foi preso. No Punto, os militares encontraram uma pistola Taurus ponto 40, arma furtada de um delegado.