Frio no Sudeste já tem data para diminuir, mas há alerta de chuva acima do normal

Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata de Minas, aparece no mapa do Climatempo.

Rio de Janeiro pode ter chuva de até 150 mm

O frio que atinge o Sul e o Sudeste do Brasil deve perder força somente segunda (7) e terça-feira (8) da próxima semana, conforme previsão do Instituto Clima Tempo. Assim, o final de semana ainda deve ser de frio nessas regiões.

O frio deve diminuir, mas tem possibilidade de chuva acima da média. O Climatempo destaca que a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste intensifica o vento marítimo, o que gera acúmulo de umidade nas áreas próximas ao mar. O instituto cita litoral de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e também no Espírito Santo. Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata de Minas, aparece no mapa do Climatempo.

“Até o próximo domingo, a chuva será frequente nessas áreas, podendo ocorrer com moderada a forte intensidade durante algumas horas consecutivas, mas a chance de raios é baixa. Por isso há grande preocupação com grandes acumulados de chuva nas encostas, o que pode gerar deslizamentos. As cidades litorâneas podem ter transtornos como alagamentos e também transbordamento de córregos”.

O Climatempo reforça que os acumulados de chuva previstos para os próximos dias são considerados acima do normal para esta época do ano.

“Há preocupação com a chuva persistente na região do Grande Rio, com acumulados de precipitação fora do comum para esta época do ano. Em 24 horas, entre aproximadamente 9 horas do dia 1 e 9 horas de 2 de julho de 2025, o monitoramento do Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro, já indicava acumulados de 80 mm na região da Rocinha, 76,4 mm no Alto da Boa Vista e 58,4 mm no Jardim Botânico. Segundo o mesmo órgão, a média de precipitação na cidade do Rio em julho é de 57,0 mm, considerando o período de 1997 a 2024".

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...