O estacionamento irregular em calçadas tem se tornado um problema crescente. Essa prática não apenas constitui uma infração de trânsito, mas também coloca em risco a segurança dos pedestres, forçando-os muitas vezes a transitar pela rua.
O Inspetor João Marinho, Chefe da Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal, destaca que estacionar na calçada é considerado uma infração grave. ''Quando é feito esse estacionamento ali total ou parcial na calçada, o pedestre tem o seu acesso bloqueado e acaba tendo que ir para a rua, né? O que é um problema, um risco’’, explica Marinho.
Além do risco de atropelamento de pedestres, os motoristas que cometem essa infração também se colocam em perigo. A punição para estacionar na calçada inclui 5 pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$ 195,00.
Leia também:
Mais grave ainda é transitar pela calçada, considerada uma infração gravíssima. Neste caso, a penalidade é de 7 pontos na carteira e uma multa superior a R$ 880,00, devido ao fator multiplicador 3.
O inspetor ressalta que os mais afetados por essa prática são ''pessoas portadoras de deficiência, mobilidade reduzida, aquelas pessoas idosas que às vezes tem que ir pro meio da rua pra concluir ali o seu caminho’’.
Segundo Marinho, os veículos mais comumente envolvidos nessas infrações são os de pequeno porte, como motos e carros de passeio. ''Um veículo de grande porte pra ele estacionar no passeio, ele tem que ficar com duas rodas sobre o passeio e duas rodas na rua. Então isso aí geralmente acontece mais com moto e carros de passeio’’, esclarece.