Ouvindo...

Em meio ao frio, Belo Horizonte completa 30 dias sem chuva significativa

Conforme a Defesa Civil Municipal, BH registrou sensação térmica negativa nesta terça-feira (8); confira previsão para os próximos dias

BH completa neste sábado 50 dias sem chuva; veja previsão do tempo para os próximos dias.

Em meio ao frio que Belo Horizonte enfrenta nos últimos meses, a capital mineira completa nesta terça-feira (8) 30 dias sem registro de chuva significativa, conforme a Defesa Civil. Ainda conforme o órgão, o alerta para a queda de temperaturas nas primeiras horas da manhã, devido à atuação de uma massa de ar polar sobre a capital, é válido até hoje.

A temperatura mínima foi de 10,5 °C, a máxima estimada é de 24 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 30% à tarde. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desta quarta (9) a sexta (11), a mínima prevista é de 11 °C, com máximas entre 22 °C e 24 °C.

Vale lembrar que o inverno começou no dia 20 de junho e a tendência é que a estação não saia muito do padrão. Conforme o Climatempo, as temperaturas próximas ao normal e chuva próxima da média também são esperadas em alguns estados. A estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de precipitação concentram-se sobre a Região Norte, leste da Região Nordeste e parte da Região Sul.

Neste mês de julho, a previsão é de muita variabilidade de temperatura e dias de grande amplitude térmica. Não há previsão de períodos longos de frio intenso. A chuva deve se concentrar nas áreas litorâneas, devido às frentes frias oceânicas. Centro-Sul deve ter chuvas abaixo da média no mês. Já na região Norte, as chuvas começam a reduzir de maneira expressiva e ficam mais escassas.

Conforme o instituto, o Brasil não sofrerá este ano com impactos de fenômenos como o El Niño ou La Niña, que promovem alterações climáticas periodicamente. “A chance de nevar no inverno de 2025 é muito maior do que nos invernos de 2023 e 2024”, comunicou a Climatempo.

A expectativa é de que os períodos frios sejam mais distribuídos ao longo da estação, não ficando concentrados somente em um mês. Além disso, agosto e setembro terão eventos de chuva em muitas áreas do interior do Sudeste e no Centro-Oeste devido à passagem de frentes frias continentais.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.