Ouvindo...

Edifício JK: vídeo mostra bate-boca em eleição do novo síndico

Mesa foi presidida pelo advogado do prédio, Faiçal Assarauy. Ele teve como assistente Ércio Quaresma, conhecido por ter atuado no caso envolvendo o goleiro Bruno

Gestão de 40 anos do JK vai continuar no poder

Vídeo enviados à Itatiaia por moradores do histórico edifício JK mostram o clima de tensão entre participantes da assembleia extraordinária que manteve no poder Manuel Gonçalves de Freitas Neto, de 61 anos, braço-direito de Maria Lima das Graças, de 78 anos, responsável por comandar o edifício por 40 anos. A reunião ocorreu nesta terça-feira. A imprensa foi impedida de acompanhar e ficou do lado de fora, de onde foi possível gritaria e coro de ‘não’.

A mesa foi presidida pelo advogado do prédio, Faiçal Assarauy. Ele teve como assistente Ércio Quaresma, conhecido por ter atuado no caso envolvendo o goleiro Bruno.

“A mesa diretora da assembleia, o presidente, não deixa nós, condôminos, darmos nossa opinião e nem votarmos. Ele cessa toda e qualquer manifestação ou opinião, não nos deixa conferir documentos que são públicos, que são as procurações que o síndico tem para votar em si mesmo”, relatou Leandro Boaventura, servidor público e morador do condomínio.

Discussões acaloradas e trocas de acusações ocorrem durante o pleito. Moradores que se opõem à atual gestão de Manoel Gonçalves de Freitas Neto, alegam que a eleição do novo síndico não pode ocorrer em reunião extraordinária, mas, sim, em assembleia ordinária, tradicionalmente realizada em março.

Convocação

A convocação ocorreu devido ao estado de saúde da administradora. Segundo o advogado do condomínio, Faiçal Assrauy, seu quadro continua ''bem complicado’’. Ela está internada há mais de um mês no Hospital Felício Rocho, na mesma região, e não tem perspectiva de melhora. A causa da hospitalização não foi divulgada.

O chamado da assembleia foi assinado por Manuel, pelo síndico em exercício, que já estava na administração durante o afastamento. Ele, Maria das Graças e o condomínio respondem a uma denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por crimes contra o patrimônio cultural, devido à falta de manutenção em áreas tombadas. A audiência está marcada para 7 de outubro.

40 anos

Não se sabe ao certo em que ano Maria Lima das Graças assumiu o cargo. Um documento do Ministério Público aponta que, em dezembro do ano passado, ela já estava há 35 anos como síndica. O advogado do condomínio, no entanto, fala em “aproximadamente 40 anos”. Os moradores estipulam 42 anos.

Fato é que, desde então, muita coisa mudou na história. Para contextualizar, o historiador Gabriel Verdin listou os principais fatos do período e comparou com outros mandatos que duraram muitos anos. Confira abaixo!

Cinco fatos importantes no mundo

  1. Em 40 anos, o Brasil foi Campeão Mundial de Futebol por 2 vezes: 1994 e 2002;
  2. 1989: o Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria entre EUA e URSS, foi derrubado;
  3. 1994: o Apartheid, na África do Sul, chegou ao fim, e Nelson Mandela governou como presidente eleito entre os anos de 1994 e 1999;
  4. 11 de setembro de 2001: as duas torres do World Trade Center, em Nova York, foram atingidas por dois aviões em um ataque terrorista reivindicado pelo gruo Al-Qaeda;
  5. 2022: foi lançado o Chat GPT, inteligência artificial para o usuário comum.

Cinco fatos importantes no Brasil

  1. 1985: Tancredo Neves é eleito o primeiro presidente civil do Brasil após 21 anos de regime militar;
  2. 1991: a Feira Hippie, tradicional feira de artesanato da capital mineira, foi transferida para a Av. Afonso Pena.
  3. 1994: foi lançado o Plano Real, que inaugurou uma nova fase da Economia Brasileira;
  4. 2010: foi inaugurada a Cidade Administrativa, sede do governo mineiro na capital.
  5. 2013: o Brasil sediou a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu milhões de jovens católicos e contou com presença do Papa Francisco

Mandatos longos de líderes do Brasil

“O Imperador D. Pedro II governou o Brasil por 49 anos. O governante com maior tempo no poder. Ele é seguido por Getúlio Vargas, que governou por aproximadamente 15 anos”. Historiador Gabriel Verdin

Leia também

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.