A Prefeitura de Belo Horizonte começou as obras para implantação de faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, na região Centro-Sul da capital. A medida faz parte do plano para tentar reduzir o tempo de viagem no transporte coletivo.
As faixas vão funcionar nos horários de pico — das 6h às 9h e das 17h às 19h30 — sempre no lado direito da via. O projeto prevê ajustes em pontos de ônibus, sinalização, programação semafórica e recuperação do asfalto.
Na Avenida João Pinheiro, não haverá alteração no número de faixas para carros, nem nas vagas de estacionamento e na ciclovia. Já na Avenida Cristóvão Colombo, será preciso retirar 19 vagas de estacionamento rotativo e cinco de motos no quarteirão entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza.
Leia também:
Também haverá realocação de vagas especiais, de carga e descarga, além da estação de bicicletas compartilhadas.
De acordo com a prefeitura, a expectativa é de: aumento de até 12% na velocidade média dos ônibus no pico da tarde, hoje em torno de 8 km/h; redução do tempo de espera e da viagem e menor custo do transporte coletivo.
Segundo dados do município, cerca de 67% das pessoas que circulam pelas duas avenidas em horário de pico utilizam ônibus.
Investimento
As intervenções fazem parte de um contrato de financiamento de R$ 139,4 milhões com a Caixa Econômica Federal, dentro do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. A verba será aplicada na ampliação da rede de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus e na expansão da infraestrutura cicloviária.
Atualmente, Belo Horizonte tem 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus. Com a implantação de mais 64,3 km, o total deve ultrapassar os 138 km.