O Cemitério Israelita de Belo Horizonte, no bairro Jaraguá, região da Pampulha, foi alvo de pichações com símbolos nazistas e frases de cunho antissemita nessa sexta-feira (15).
Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), os muros foram marcados com suásticas e frases como “Israel genocida” e “Palestina”.
Uma testemunha relatou que o autor seria um homem de pele branca, cabelo preto, estatura mediana e cerca de 40 anos.
Leia também:
Após a ação, ele ainda teria arremessado as latas de spray para dentro do cemitério. Imagens do circuito de segurança registraram o crime, e o vídeo foi entregue à PM. O caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil.
Repúdio da Federação Israelita
Em nota, a Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (Fisemg) repudiou o ataque:
“A Federação Israelita do Estado de Minas Gerais repudia com veemência a pichação antissemita realizada no Cemitério Israelita, um local sagrado de memória e respeito. Este ato covarde atinge não apenas a comunidade judaica, mas todos que defendem a liberdade religiosa, a convivência pacífica e o respeito entre os povos. Não podemos tolerar manifestações de ódio, preconceito e intolerância. Estamos em contato com as autoridades competentes para a apuração imediata e responsabilização dos envolvidos. Que este lamentável episódio sirva de alerta: o antissemitismo é um crime, e combatê-lo é dever de toda a sociedade.”
Até este sábado (16), ninguém foi preso. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que apura o caso.