Ouvindo...

Caso Thainara: MP denuncia equipe médica por morte de jovem após abordagem policial

Thainara Vitória Francisco Santos, de 18 anos, morreu dentro de uma viatura da Polícia Militar em 14 de novembro de 2024 em Governador Valadares-MG

Mulher de 18 anos morre após abordagem policial em Governador Valadares

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou, nesta sexta-feira (10), que denunciou um médico, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem pelo homicídio de Thainara Vitória Francisco Santos.

Thainara, de 18 anos, morreu dentro de uma viatura policial em 14 de novembro de 2024 após ser conduzido para uma delegacia por “resistência e lesão corporal” em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Relembre o caso abaixo.

Segundo o MPMG, os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vila Isa foram indiciados por omissão na prestação de socorro à paciente.

A vítima chegou em parada cardiorrespiratória e foi atendida, mas não foi submetida a tentativa de reanimação pela equipe médica.

A Itatiaia entrou em contato com o MPMG para apurar se os policiais que atuaram na ocorrência também foram denunciados, mas não obteve retorno.

Leia também

Relembre o caso

Thainara Vitória Francisco Santos, de 18 anos, morreu após uma abordagem policial em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O caso aconteceu na noite de 14 de novembro de 2024.

Os militares foram a um conjunto residencial em estavam em busca de um adolescente suspeito de participar de um outro crime.

Thainara e seu irmão, de 15 anos, que é uma pessoa com transtorno do espectro autista (TEA), tentaram impedir que o suspeito do homicídio, uma terceira pessoa, fosse apreendido.

Segundo o boletim de ocorrência, Thainara e o irmão agrediram os militares com socos e chutes. Consta no documento que o adolescente “tentou puxar a arma dos aludidos militares”. Eles receberam voz de prisão por resistência e lesão corporal.

Foi registrado que Thainara “demonstrou certa fraqueza e ânsia de vômito” ao ser colocada na viatura e, então, foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vila Isa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.