Ouvindo...

Casal de idosos volta a estudar após mais de 50 anos: ‘caminhei para outro mundo’

Idosos largaram a escola no ensino fundamental para cuidar da família e trabalhar, mas retornaram em 2022 pelo EJA

No dia dos namorados, a história dos idosos Neusa Duarte da Silva, de 72 anos, e Antônio Marcelino da Silva, de 82 anos, chama atenção por um motivo: a resiliência. Isso porque os dois resolveram, juntos, voltar a estudar em 2022 pela Educação de Jovens Adultos em Belo Horizonte.

O casal largou a escola no ensino fundamental para cuidar da família e trabalhar. E, desde então, a vontade de estudar nunca saiu do peito de Neuza. Dessa forma, foi andando por Belo Horizonte, que uma faixa chamou a atenção da idosa ‘matrículas abertas para a EJA’.

Para a aposentada, esse foi o sinal que precisava para voltar à escola e, assim, decidiu se matricular na Escola Estadual Doutor Simão Tamm Bias Fortes. Ao contar a novidade ao marido, o idoso resolveu que também iria estudar junto com a esposa. “Depois de quase 70 anos, me perguntei o que fiz por mim. Nada. Foi então que decidi voltar a estudar, e Antônio disse: ‘Eu vou com você, não a deixarei sozinha’. E aqui estamos”, comenta Neusa.

Neusa, que trabalhou a vida inteira como costureira, viu o mundo expandir depois dos estudos. “Eu aprendi tanta coisa. Como a gente tem pouco estudo, parece que caminhei para outro mundo. Saio de casas todos os dias e, agora, eu vivo num mundo completamente diferente”, disse idosa.

Antônio, que sempre trabalhou como vendedor, se formará no fim do ano em um curso técnico de administração. “Quando a Neusa completou o ensino básico, ela quis continuar estudando para o Ensino Médio. Então, como eu já tinha conseguido o diploma do médio, resolvi começar a fazer o técnico”, conta.

Para diretora da escola, Daniele Moreira, a presença do casal não influencia somente na vida dos idosos, mas, também, gera impacto na comunidade escolar. “Para a gente, é um tremendo orgulho e é emocionante, pois a energia deles passa não apenas a mensagem da educação, mas, também, do amor e da parceria”, disse.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento