Ouvindo...

BH troca ônibus articulados por veículos menores e amplia número de viagens

Medida aumenta em 15 o número de viagens por linha e reduz intervalos em até 43% nos horários de pico

A partir desta quarta-feira (1º), os ônibus articulados das linhas 68 (Estação Vilarinho/Antônio Carlos) e 83P (Estação Gabriel/Centro) deixam de circular e passam a ser substituídos por veículos menores, mas com maior frequência. A mudança traz 15 novas viagens em cada linha e promete reduzir o tempo de espera médio de 15 para 6 minutos, segundo a Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob).

De acordo com a diretora de planejamento e controle da Sumob, Gabriela Pereira, o impacto será imediato:

“O benefício é direto, com redução significativa no tempo de espera e um serviço mais frequente. Na linha 68, por exemplo, no pico da manhã, o intervalo entre os ônibus será reduzido em média 43%. No pico da tarde, a queda é de 26%. Já na 83P, a redução será de 26% no período da manhã e 25% no da tarde”, explicou.

Leia também: Veja as alterações no trânsito da Av. Cristiano Machado nesta quinta (2) em BH

Com as mudanças, usuários que antes aguardavam entre 13 e 15 minutos, passarão a esperar entre 6 e 10 minutos, em média.

Opinião dos passageiros

Nas ruas, a novidade foi recebida com esperança. A diarista Denise Guimarães da Silva acredita que a troca dos veículos articulados por modelos menores pode ser positiva:

Leia também

“Para mim melhora. Agora não sei se para o resto da população que precisa dos ônibus grandes. Mas quanto mais ônibus, melhor. A gente fica horas nos pontos esperando.”

O cozinheiro Thales Henrique Biana Costa também vê vantagem na medida:

“Com certeza deve melhorar porque fica apertado demais. Todo mundo vai em pé do mesmo jeito, mas acho que vai melhorar. Tendo mais ônibus, a tendência é que não fique tanto de pé. Eu tenho essa esperança.”

A Sumob reforça que o objetivo é oferecer viagens mais rápidas e eficientes, reduzindo o tempo de espera nos pontos e ampliando a oferta para os passageiros que utilizam diariamente o transporte coletivo em Belo Horizonte.