Os aposentados e pensionistas que recebem o beneficio pela
Vale lembrar que o procedimento é obrigatório e deve ser feito todos os anos, no mês de nascimento do beneficiário. A Prova de Vida pode ser feita pela internet ou presencialmente nas agências do banco Bradesco, no serviço de autoatendimento.
Passo a passo para fazer a prova de vida digital
- Acessar o aplicativo gov.br no celular. Vale lembrar que, para isso, é necessário ter login e senha.
- Clicar em “Prova de Vida” . Caso o procedimento esteja pendente, constará um aviso.
- Em seguida, clicar em “Autorizar”.
- Realizar o reconhecimento facial utilizando a câmera do celular em um ambiente iluminado.
- Pronto! Na tela de autorização, o status da prova de vida mudará para autorizado.
Passo a passo para fazer a prova de vida presencialmente
- Nas agências ou equipamentos do Bradesco, é necessário se dirigir ao serviço de autoatendimento e utilizar a leitura biométrica, como em anos anteriores. A sugestão é que o aposentado compareça entre os dias 11 e 25 do mês do seu aniversário, período em que há menos fluxo de pessoas no banco
- Se for pensionista menor de 18 anos de idade, compareça ao banco acompanhado dos pais ou do representante legal.
Ao realizar a prova de vida, lembre-se sempre de retirar o comprovante no equipamento. Ele é a garantia de que a prova de vida foi efetivada.
Quem não precisa fazer a prova de vida
- Beneficiários que tenham algum impedimento de locomoção por questões médicas;
- Beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
- Beneficiário que more ou esteja em viagem ao exterior.