Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte que fazem aniversário em agosto têm até o dia 31 para realizar a prova de vida obrigatória. Ao todo, 1.732 beneficiários devem cumprir o procedimento, que tem como objetivo evitar fraudes no pagamento de salários a terceiros.
Quem não realizar a prova de vida até o prazo final terá o benefício suspenso. O pagamento só será retomado após a regularização da situação, respeitando o fechamento da folha salarial.
Como fazer
A prova de vida pode ser feita de forma rápida e segura pela internet, utilizando o aplicativo gov.br, ou presencialmente nas agências do Banco Bradesco, conveniado à PBH.
Pelo aplicativo gov.br:
Para realizar o procedimento digital, o beneficiário precisa:
- Ter biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Detran;
- Possuir conta ativa no aplicativo gov.br.
Passo a passo:
- Acesse o app gov.br no celular;
- Clique em “Prova de Vida” (se houver pendência, um aviso aparecerá);
- Selecione “Autorizar”;
- Faça o reconhecimento facial com a câmera do celular;
- Verifique a mensagem de confirmação com o status de autorização.
Presencialmente:
A prova de vida também pode ser feita entre os dias 11 e 25 de agosto, preferencialmente, nas agências do Bradesco. O atendimento pode ser feito por biometria nos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê. Após o procedimento, é necessário retirar o comprovante de efetivação.
No caso de pensionistas menores de 18 anos, é exigida a presença de um responsável legal.
Exceções
Aqueles que estiverem:
- Impedidos de se locomover por motivos médicos;
- Declarados judicialmente como absolutamente incapazes;
- No exterior, em viagem ou residência;
Devem consultar o site da PBH, na seção “Acesso Rápido” > Prova de Vida, para seguir os procedimentos específicos.